Triângulo das Bermudas

Enigma desvendado

Cientistas britânicos acreditam que ondas maiores de 30 metros podem ser a razão pela qual tantos barcos afundam no misterioso Triângulo das Bermudas.

0
Triângulo das Bermudas já fez mais de mil vítimas nos últimos 100 anos.

Cientistas britânicos acreditam que ondas maiores de 30 metros podem ser a razão pela qual tantos barcos foram afundados no misterioso Triângulo das Bermudas.

Localizada na parte ocidental do Atlântico Norte, a área se estende por 700 mil quilômetros entre Flórida, ilhas Bermudas e Porto Rico. Também conhecida como Triângulo do Diabo, o local possui inúmeras rotas marítimas e tirou mais de mil vidas nos últimos 100 anos.

Especialistas da Universidade de Southampton acreditam que o mistério pode ser explicado por um fenômeno natural conhecido como “Rogue Waves” (algo como Onda Traiçoeira).

Essas ondas traiçoeiras – que duram apenas alguns minutos – foram observadas pela primeira vez por satélites na costa da África do Sul, em 1997.

Para validar a tese, uma equipe de pesquisa reconstruiu o modelo USS Cyclops, um enorme navio que desapareceu no triângulo em 1918 e deixou 300 vítimas. Por causa de seu tamanho e a base plana, não demorou muito para que o modelo fosse superado pela água durante a simulação.

Cientista especializado em fenômenos do oceano, Dr. Simon Boxall diz que esta área do Atlântico pode receber três enormes tempestades vindas de diferentes direções ao mesmo tempo – condições perfeitas para criar a onda gigante. Boxall acredita que esse surto de água poderia partir um barco como o Cyclops ao meio.

“Há tempestades no sul e no norte que se juntam”, diz Boxall no documentário The Bermuda Triangle Enigma. “E se houver uma tempestade adicional da Flórida, pode se tornar uma formação potencialmente mortal de ondas traiçoeiras. Elas são íngremes e altas – medimos ondas com mais de 30 metros”, finaliza o cientista.

Fonte The Sun