Surf Talentos

Circuito estimula preservação

Circuito Surf Talentos foca em conscientização ambiental e atividades ligadas ao meio ambiente.

0
Ações de conscientização ambiental são um dos pontos altos do Circuito Surf Talentos nesta temporada.

Pensando no meio ambiente e em dar bom exemplo à nova geração, o Circuito Surf Talentos Oceano, a partir de 2018, elaborou o seu próprio Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Conduzido pelo biólogo Reinaldo Langer Jaeger, pós-graduado em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental, o Surf Talentos é o primeiro circuito de surfe no Brasil a possuir um SGA próprio.

O principal objetivo é identificar todos os impactos ambientais negativos e positivos que envolvem os eventos e planejar ações de gestão para eles.

“A tendência com a melhoria contínua do SGA é que os impactos negativos sejam eliminados e/ou compensados, e os impactos positivos sejam potencializados. Além disso, o circuito está se tornando uma grande ferramenta de conscientização e educação socioambiental para a população”, ressalta Jaeger.

Além do responsável técnico, o projeto Keep The Ocean Blue também participa de forma efetiva no circuito, desenvolvendo uma série de ações que são fundamentais para o SGA atingir os seus objetivos.

Mutirão de limpeza da praia conta com coleta seletiva.

Antes mesmo de o evento começar, a equipe Keep The Ocean Blue já chega à comunidade onde será realizada a disputa para realizar uma atividade educacional com as crianças de alguma escola local. A visita é formada por uma equipe com quatro atletas, um videomaker, um biólogo e o fotógrafo Marcio David, idealizador das ações nas escolas.

“O objetivo é sensibilizar e conscientizar as crianças para os problemas causados pelos resíduos sólidos – destaque para o plástico – presentes nas praias e nos oceanos, estimulando-as, por meio do esporte, a tomarem atitudes de preservação ambiental, através da ativação da percepção do impacto que a natureza vem sofrendo”, conta David.

Durante o evento, o Surf Talentos conta ainda com coleta seletiva, copos ecologicamente corretos, camisetas produzidas com tecido de garrafa PET e estampa com tinta a base de água, além de várias ações de preservação e educação socioambiental.

Projeto Keep The Ocean Blue leva atletas da Oceano a escolas do litoral catarinense.

Além disso, para não contribuir com o aquecimento global, o Surf Talentos aderiu ao Programa CarbonOk, que neutraliza as emissões de gases de efeito estufa durante a disputa.

“O Circuito Surf Talentos cresceu muito com a ampliação das ações socioambientais, se estabelecendo como um evento que vai muito além de um simples campeonato de surfe, gerando muitas contribuições para a sociedade”, complementa Fred Leite, promotor do Circuito.