Pequeno ativista

Surfista local de Florianópolis, Enrico Malha, 10, cria projeto em prol dos oceanos e do meio ambiente.

0
Enrico Malha será a voz da nova geração em defesa dos oceanos.

Enrico Malha é um surfista de 10 anos inspirado no surfe e no oceano. Ele é local do Rio Tavares, Florianópolis (SC), uma das cenas mais quentes de surfe e skate do Brasil.

Enrico é o primeiro embaixador mirim do Projeto Route, que visa alertar para os impactos ambientais causados pelo consumo excessivo. Agora sua jornada será com o projeto SALTYvism, iniciado em janeiro de 2020 no Chile e que tem como próximos destinos o México, Califórnia (EUA) e a Indonésia.

A ideia do SALTYvism é criar uma maneira diferente de conscientizar as pessoas. O caminho será traçado seguindo o estilo de vida do garoto surfista.

“Nosso foco é capturar não apenas praias e picos de surfe, mas também lugares ao redor, e como podemos devolver ao oceano toda a felicidade que ele nos proporciona”, conta o fotógrafo William Zimmermann, um dos integrantes do projeto.

Chile é a primeira parada do projeto SALTYvism, que pretende visitar México, Califórnia e Indonésia neste ano.

Enrico começou a competir em 2019, aos 9 anos, e já chegou a algumas finais no litoral catarinense. É o tipo de garoto que adora surfar com diferentes pranchas, fazer surf trips e acredita que isso é mais importante do que treinar e ganhar troféus.

Portanto, aos 10 anos, Enrico não parece ser um competidor natural. “Nós vemos surfistas com essa mentalidade no mundo todo, mas não tantos no Brasil, e ainda menos produzindo conteúdo de alta qualidade”, conta Zimmermann.

“A necessidade de fazer as pessoas entenderem o quanto nosso oceano é importante para todos nós. E quando uma criança carismática, de espírito livre e generoso demonstra isso, as pessoas tendem a seguir e a pensar da mesma forma”, acrescenta o fotógrafo.

As competições não estarão completamente distantes da vida de Enrico, porque é crucial para transformá-lo em um surfista de alto desempenho. Mas, ao mesmo tempo, não será uma parte fundamental de sua carreira, pois ele acredita que toda essa pressão pode tirar do desenvolvimento de seu próprio estilo de surfe, viajando e produzindo conteúdo grande e relevante.

Hoje os surfistas que ele mais curte são Craig Anderson, Rob Machado , Asher Pacey, Oscar Langburne, Rasta e Torren Martyn.

“O objetivo do SALTYvism é fazer do Enrico a voz do meio ambiente, para onde quer que ele viaje, ao mesmo tempo em que causa impacto nas pessoas através do surfe e do seu estilo de vida. Ele estará convidando a todos a repensar a forma como cuidamos do meio ambiente e, especialmente, do oceano”, complementa William.

Para saber mais sobre o projeto, siga os perfiis @saltyvism ou @enricomalha no Instagram.