Vida além das pranchas

Shaper Nev Hyman vence prêmio com projeto nascido da preocupação com as pranchas e o oceano.

3

A história da Nev Surfboards e Firewire Surfboards é fascinante, graças ao homem atrás das pranchas. O australiano Nev Hyman, com basicamente quatro décadas de experiência, tornou-se um dos mais respeitados fabricantes de pranchas Epoxy / EPS de alta performance do planeta.

Quando o inovador Bert Berger, também australiano, abordou Nev com o que seria a tecnologia Future Shape da Firewire (FST), Nev imediatamente reconheceu a revolucionária tecnologia e fez acontecer. Qualidade, performance e mais sustentabilidade. Hoje a Firewire trabalha com vários shapers.

Mas a preocupação do Nev com o planeta que comporta o oceano que ele tanto ama o fez pensar além das pranchas. Ele ainda projeta pranchas para o time Firewire, mas há tempos dedica a maior parte do seu tempo a projetos que buscam sustentabilidade na fabricação de pranchas, reutilização de materiais e maneiras de limpar o planeta.

Isso o levou a criar o projeto NevHouse, uma organização que constrói habitações sustentáveis de baixo custo, construídas quase exclusivamente a partir de materiais reciclados. A realidade criada por ele se concentra na melhoria da condição de vida dos habitantes das ilhas tropicais no Sul da Ásia. Lógico, esse projeto, iniciado em 2004, pode ajudar muita gente por todo planeta e, por isso mesmo, foi premiado.

Sim, Nev e seu projeto foram os vencedores entre 25 mil concorrentes do mundo todo, do prêmio Pitch@Palace oferecido pela Príncipe Andrew, em nome da família Real, como “Good Design Award for Sustainability”, em dezembro de 2017. Muito bacana extrapolar o mundo do surfe para transformar lixo plástico em casas. Aliás, casas modulares à prova de ciclones.

“Esta é uma casa que vai durar 100 anos, é impermeável às bactérias, não carece de manutenção e, até certo ponto, resiste a furacões e terremotos. Por essa perspectiva, elas são ferramentas importantes para amenizar desastres e podem ser construídas e retiradas novamente em apenas dois dias. Além disso, são culturalmente relevantes para a sua localidade e comunidade”, declarou Nev ao site da Mashable.

Legenda vídeo: Materiais recicláveis para uma casa resistente que pode ser desmontada e montada em outro lugar em dois dias.