Italo Ferreira

Naves australianas

Confira o quiver de Italo Ferreira para a perna australiana do Tour.

0
Italo Ferreira bota as pranchas para funcionar em Snapper.

Shapers da Silver Surf Surfboards, Adriano Teco e Sylvio Tico Oliveira, responsáveis pelas pranchas T.Patterson no Brasil, falam sobre as pranchas produzidas por eles em parceria com o californiano Timmy Patterson para Italo Ferreira.

Eles produziram 14 pranchas, depois dos testes da pré-temporada, ele levou apenas 12 (apenas?). “Pode parecer absurdo dizer ‘apenas 12 pranchas’, mas, para quem já levou 22 pranchas em sua primeira temporada, este quiver é bem reduzido, apesar de pensado para três etapas em lugares diferentes e, por isso, com pranchas bem variadas”, declara Teco.

Quiver do potiguar explicado em cores e números.

Tico explica o quiver: “São de tamanho 5’9, 5’10, 5’11, 6’0, 6’1, 6’2 e 6’4. As dimensões são as seguintes:

1 – 5’9 – 18’ 5/8” x 2’ ¼” – 26.0l – swallow tail – bloco de Eps de alta densidade com longarina laminado com resina Epoxy.
2 – 5’10 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.0l – Squash – PU Xtra Foam.
1 – 5’10 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.0l – Round – PU Xtra Foam.
1 – 5’11 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.3l – Squash – PU Xtra Foam.
1 – 5’11 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.3l – Round – PU Xtra Foam.
3 – 6’0 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.5l – Round – PU Xtra Foam.
1 – 6’1 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.9l – Round – PU Xtra Foam.
1 – 6’2 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 27.1l – Round – PU Xtra Foam.
1 – 6’4 – 18’ ½” x 2’ ¼” – 28.5l – Round – PU Xtra Foam.

Sim, há pranchas quase iguais, mas vale lembrar que elas podem quebrar a qualquer hora e há necessidade de ter outra igual ou bem parecida à mão, especialmente aquelas que provavelmente serão as mais usadas, como explicam os irmãos.

Rabetas round pin e squash são maioria. Há só uma swallow.

“Tudo depende das condições do mar, na Gold Coast é bem provável que ele escolha uma das 5’10, a não ser que o mar esteja bem pequeno, neste caso uma 5’9 Eps/Epoxy rabeta swallow pode entrar em cena”, diz Adriano Teco.

“Para as etapas de Bells Beach e Margaret River, a prancha escolhida possivelmente será uma das 6’0, se tiver altas ondas. Caso o mar esteja entre 3 e 5 pés, a opção do tamanho 5’11 pode ser a escolha perfeita. As opções de pranchas entre o tamanho 6’1 e 6’4 são para ondas acima dos 8 pés especialmente em Margaret”, complementa.

As cores ajudam a reconhecer cada uma das pranchas do atleta.

Segundo Teco, este primeiro quiver do ano é bem importante. “É nessas pranchas que inserimos todo o feedback obtido na temporada anterior através dos quivers produzidos aqui no Brasil, e das pranchas feitas pelo shaper Timmy Patterson na Califórnia, assim como, todas as informações trazidas por Italo e pelo seu técnico Luiz Campos. É um trabalho feito em conjunto e que em 2018 completa 10 anos. É em cima  dessas pranchas da Austrália que possivelmente vamos trabalhar o ano todo”.

“Os ajustes sempre acompanham a evolução técnica e física. As mudanças principais foram aplicadas em suas pranchas menores (5’9 e 5’10). Elas ganharam um pouco mais de volume nas bordas e um pouco mais de espessura na área da rabeta. Vimos que isso ajudou Italo a ganhar mais pressão e velocidade no retorno das manobras. Fizemos um ajuste sutil na curva de fundo também, o que o ajudou a alongar mais o bottom turn e retornar de manobras na parte crítica da onda com mais segurança”, explicou Tico.

Os templates de bordas de Italo desde a primeira prancha, há dez anos.

Essa é uma parceria diferenciada, com base no Brasil e também suporte da T.Patterson na Califórnia. Assim, Italo tem a oportunidade de ter Tico, Teco e o Timmy trabalhando diretamente com ele em suas pranchas, algo que só é possível graças à confiança e a troca de informação entre todos eles ao longo de vários anos.

“Timmy, além de nosso amigo, é o nosso grande professor. A gente, por mais de mais de 15 anos, trabalha diretamente com ele na Califórnia e aprendemos nesse tempo muito do que há em nossas pranchas hoje. O sucesso do trabalho realizado com Italo vem coroar nossa parceria e nos deixa cada vez mais focados em evoluir e representar bem o seu nome”, finaliza o shaper.