Gênio das previsões

Walter Munk deixa seu legado

Um dos maiores nomes da Oceanografia e pai das previsões de ondas, norte-americano Dr. Walter Munk falece aos 101 anos de idade.

0

Considerado um dos maiores nomes da Oceanografia da história e pai dos atuais modelos de previsão de ondas, o norte-americano Dr. Walter Munk faleceu na última sexta-feira aos 101 anos de idade.

Por quase 80 anos ele foi embaixador e um dos membros mais ilustres do Scripps Institution of Oceanography. Em sua trajetória contribuiu com observações inovadoras sobre as ondas, temperatura oceânica, energia das marés em oceano profundo, acústica oceânica e rotação do planeta Terra.

Ele liderou o campo de estudo e sempre defendeu que a oceanografia precisava ser ousada ao resolver os problemas enfrentados pelas comunidades, nações e pelo mundo.

Desde o início de sua carreira, Walter compreendeu a natureza estratégica especial do oceano para a segurança nacional de seu país e já contribuiu com todas as esferas das Forças Armadas Norte-Americanas, para ajudá-los a entender melhor o oceano e sua importância no tema.

Na última década, Munk opinou que o tema da mudança climática era o mais urgente a ser considerado pela ciência e que requeria um grande esforço global conjunto. No entanto, ele sempre expressou a confiança de que se houvesse vontade, naturalmente a engenhosidade já estaria presente.

Walter Munk nasceu em 19 de outubro de 1917 em Viena, na Áustria. Em 1932, aos 14 anos de idade foi enviado por sua família para estudar em Nova Iorque e preparar-se para a carreira bancária, na qual administraria o capital de seus ascendentes. Posteriormente decidiu mudar os rumos em busca da área que realmente sempre despertou o seu interesse, para então ingressar no Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde formou-se Físico em 1939, quando naturalizou-se cidadão norte-americano. Um ano depois formou-se mestre em Geo-Física, em 1940.

Nossas surf trips e investidas ao mar logo cedo, nunca teriam sido as mesmas sem ele. Sem dúvidas ele fará muita falta, seu nome não será esquecido tão cedo e seu trabalho será para sempre valorizado.

O Waves presta condolências à família e amigos de Walter Munk, em especial à sua esposa Mary e seus filhos Kendall e Edie, bem como aos seus netos.

Agradecimentos Scripps Institution of Oceanography