Rincon Surf Fest

Maria Reyes faz a festa

Longboarder Maria Fernanda Reyes é bicampeã do Rincon Surf Fest em Porto Rico e ratifica boa fase dos peruanos nos eventos promovidos pela WSL.

0
Maria Fernanda Reyes confirma boa fase dos peruanos nos eventos da WSL.

O Peru colecionou mais uma vitória na WSL nessa temporada, com Maria Fernanda Reyes sendo bicampeã do Rincon Surf Fest WSL North America Longboard Championships, em Porto Rico.

A peruana dominou as baterias que competiu nas ondas do reef break de Domes Beach, em Rincon, como na final do domingo (17) com Callie Summerlin, que ficou com o título norte-americano de Longboard de 2019. O chileno Rafael Cortez também representou bem a América do Sul, só perdendo nas semifinais para o novo campeão norte-americano de Longboard, Steve McLean, com a vitória no Rincon Surf Fest.

A jovem peruana de 21 anos estava no Brasil domingo passado, disputando o título sul-americano com a número 1 do ranking mundial, Chloé Calmon, na final do Oi Longboard Pro na Praia de Maresias, em São Sebastião. A brasileira venceu nos últimos minutos, mas em Porto Rico, Maria Fernanda Reyes controlou a bateria contra Callie Summerlin, do início ao fim. A peruana escolheu bem suas ondas, para mostrar sua habilidade em caminhar no pranchão até o bico e fazer as manobras mais clássicas do esporte, hang ten e hang five.

“É incrível vencer este evento mais uma vez e estou realmente muito feliz por estar aqui, curtindo essas belas ondas novamente”, disse Maria Fernanda Reyes. “Eu acho que, por já estar apaixonada por esse lugar tão lindo, me faz sentir uma boa conexão com tudo e eu só queria fazer o meu melhor nas ondas. Agora, vou voltar para casa, para continuar treinando para as competições do próximo ano. Esta aqui foi a minha última deste ano e estou feliz por 2019 terminar assim, com vitória aqui nesse lugar tão especial para mim. Certamente, é uma grande motivação para começar o ano que vem”.

Callie Summerlin é consagrada campeã norte-americana de 2019.

Por ser filiada na WSL Latin America, Maria Fernanda Reyes não pontua no ranking da WSL North America, então a jovem longboarder de apenas 18 anos de idade, Callie Summerlin, foi consagrada como campeã norte-americana de 2019. A decisão acabou acontecendo na semifinal, quando ela derrotou Karson Lewis na bateria que valeu uma vaga para disputar o Circuito Mundial de Longboard da World Surf League em 2020. O deste ano vai terminar na primeira semana de dezembro em Taiwan, com Chloé Calmon liderando o ranking na busca pelo primeiro título mundial de Longboard do Brasil na categoria feminina.

Inka Team O bicampeonato de Maria Fernanda Reyes no Rincon Surf Fest de Porto Rico, foi mais um grande resultado do “Inka Team” na temporada 2019 da World Surf League. Na última sexta-feira, Raúl Ríos conquistou o primeiro título sul-americano Pro Junior do Peru no ranking masculino da WSL Latin America, com vitória em casa no Máncora Junior Pro Peru. Piccolo Clemente já tinha festejado o tetracampeonato domingo passado, no Oi Longboard Pro em Maresias, São Sebastião, quando Maria Fernanda Reyes foi vice-campeã.

O mesmo Piccolo Clemente foi medalha de ouro na estreia do surfe no ciclo olímpico, vencendo a modalidade Longboard nos Jogos Pan-Americanos de Lima, junto com a brasileira Chloé Calmon. Na pranchinha, foram mais duas medalhas de ouro para o Peru, com Lucca Mesinas e Daniella Rosas, que tem apenas 17 anos e pode ser a mais jovem a conquistar mais um título sul-americano para o seu país este ano. Ela lidera o ranking principal da WSL Latin America, que computa os resultados das etapas do WSL Qualifying Series no continente. A decisão será nos dias 13 a 15 de dezembro, em Pichilemu, no sul do Chile.