João Pedro

Longboarder em sintonia

Fora dos padrões habituais de um surfista, João Pedro dá exemplo de superação nas ondas de Itajaí (SC).

0
João Pedro consegue aproveitar toda a essência de estar em sintonia com o oceano.Ricardo Augusto
João Pedro consegue aproveitar toda a essência de estar em sintonia com o oceano.

Para a grande maioria da população, o surfe é um passatempo. Para outros, um comportamento. E há também aqueles que o levam como uma forma de viver. Esse é o caso do longboarder João Pedro, que realiza o projeto Você Também Pode.

Através de vídeos no YouTube e nas redes sociais, João mostra o dia a dia de uma pessoa que, apesar de estar fora dos padrões habituais de um surfista, consegue praticar o esporte e aproveitar toda a essência de estar em sintonia com o oceano.

“O surfe me proporciona bem estar, me dá um direcionamento na vida. Apesar de todas as dificuldades impostas, não desisto. É o que eu gosto de fazer”, comenta o longboarder local de Itajaí.

Conciliando a vida de surfista e inspetor aduaneiro, João ainda esbarra nas dificuldades de toda pessoa que busca sobreviver do esporte. A falta de patrocínio é um dos fatores predominantes em sua carreira.

Molhes da Atalaia é um dos cenários preferidos do longboarder.

Porém, João tem um diferencial. A vontade é conseguir encaminhar as ações do projeto Você Também Pode, e levar sua experiência para outras pessoas que buscam essa identidade. João já realizou algumas palestras sobre o assunto e vídeos seus inclusive já foram utilizados em empresas.

A produção de material é importante para a continuidade dos trabalhos, e um dos fatores é sua boa relação com os fotógrafos da região centro-norte catarinense. O local tem excelentes profissionais que dependem do trabalho diário nas praias.

Uma foto no momento certo pode ser vendida, porém nem sempre com o certo reconhecimento dos surfistas. João tem uma relação bem interessante com os profissionais, e sabe o quão difícil é executar estes serviços.

“Estar dentro da água, tomando série na cabeça, ou durante horas no frio na areia enquanto tem altas ondas quebrando não é para qualquer um. Temos que reconhecer o trabalho deles. Aqui na região temos excelente profissionais, tanto de foto quanto de vídeo, posso citar meus amigos Luiz Fernando, Luís da Litoral Norte Drones, Luan da The Cave, Juninho Surf, Ricardo Freitas, Ricardo Augusto e o Miguel Verissimo. São caras que merecem ter seu trabalho reconhecido e valorizado”, destaca João.

Nas últimas grandes ondulações entre maio e junho, João aproveitou bons momentos nas praias Brava e da Atalaia, principalmente nos molhes, onde sua linha de surfe se encaixa perfeitamente.