Buffalo Big Board Classic

Phil entre os xerifes

Phil Rajzman participa de tradicional festival havaiano criado pela lenda local Buffalo Keaulana.

0
Phil Rajzman participa da 43ª edição do festival em Makaha.

Bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman conquistou o título da categoria Internacional no Buffalo Big Board Surfing Classic, um dos eventos mais tradicionais da modalidade e que reúne famílias de todo o arquipélago havaiano em Makaha, ilha de Oahu.

Criado pelo local Buffalo Keaulana, o festival está em sua 43° edição e homenageia modalidades que remetem às origens do surfe.

Buffalo é um dos surfistas mais conceituados do Havaí e já perpetuou sua história no esporte através dos filhos Rusty Keaulana, tricampeão mundial de longboard, e Brian Keaulana, conceituado salva-vidas que inventou o resgate com tow-in na ilha.

Além dos Kealana, a família DeSoto também é uma das guardiãs das origens havaianas do surfe. A amizade entre eles e o brasileiro foi a porta de entrada de Phil neste evento. “Sempre participo como convidado da família DeSoto. É um campeonato restrito e me sinto muito honrado em estar ali entre os caras que originaram toda essa história que vivemos hoje”, comenta Phil.

Entre as diversas categorias do festival, Phil competiu na Tandem, Supsquatch, Bully Board, Alaia, SUP em dupla, Canoa Havaiana, Pipo Board (Bodyboard de madeira usado no início do esporte), Longboard e Internacional, única categoria que permite competidores estrangeiros, da qual foi campeão pela segunda vez.

No longboard, as regras são diferentes. Valem pontos os movimentos que remetem às antigas manobras que os “uncles” (tios em português, como são chamados os veteranos de Makaha) faziam.

O resultado das demais categorias serão conhecidos neste final de semana, já que o campeonato foi adiado devido às condições do mar.

Apesar de ter sido finalista em outras modalidades, Phil não conseguirá competir. O brasileiro embarca nesta quinta-feira (28) para Noosa, Austrália, onde disputa a primeira etapa do Mundial de Longboard a partir do dia 7 de março.