Red Bull Queen of the Bay

Waimea só para mulheres

Brasileiras participam de primeiro campeonato feminino de surfe de ondas gigantes em Waimea.

0
Waimea Bay será palco do Red Bull Queen of The Bay, evento especial só para mulheres.

Desafiando preconceitos e resgatando a história de importantes lendas havaianas, será realizado em 2018, o Red Bull Queen of The Bay.

Com um período de espera de outubro ao fim de novembro, a competição acontecerá na baía de Waimea, no Havaí. Por lá, os principais nomes do surfe feminino mundial de ondas gigantes participarão desse evento que homenageia a primeira surfista havaiana, a rainha Ka’ahumanu, e outras poderosas mulheres havaianas que trabalharam incansavelmente para derrubar barreiras no surfe.

O Brasil não poderia ficar fora, e terá sete surfistas representando o País. Andrea Moller, Silvia Nabuco, Nicole Pacelli e Michaela Fregonese, que já tiveram suas ondas concorrendo a Melhor Performance Feminina no XXL Big Wave Awards; Claudinha Gonçalves, que além de surfista já apresentou programas nos canais OFF e Multishow, e também a freesurfer Raquel Heckert, que surpreendeu os locais no Havaí ao surfar ao lado de Maya Gabeira, grande nome das ondas gigantes no Brasil e que também fará parte da competição.

“Essa vai ser a primeira vez que haverá um evento exclusivo para as mulheres em Waimea, que é um lugar sagrado e só quem entra ali sabe e sente o que é isso. O surfe de ondas gigantes feminino não é muito acreditado, e ver essa competição acontecendo é algo incrível. Nós teremos ondas de mais de 20, 25 pés que são as mesmas condições para um campeonato masculino acontecer. Quem surfa em Waimea nessas condições, faz seu nome e ganha muito respeito dos havaianos”, diz Nicole Pacelli, que surfa no Havaí desde seus 19 anos, é primeira brasileira a ser campeã mundial de Stand Up Paddle e vem se destacando no surfe de ondas gigantes, tendo sido a única representante brasileira no XXL Big Wave Awards em 2017.

Nicole Pacelli é uma das brasileiras na prova.Bruno Lemos / Sony Brasil
Nicole Pacelli é uma das brasileiras na prova.

Idealizado por Betty Depolito, conhecida como Banzai Betty, que começou a surfar no local nos anos 80, o evento é a realização de um sonho. “Quando eu comecei a surfar em Waimea, o número de mulheres por lá era quase zero. Eu sempre pensei que precisávamos de mais surfistas ali e de uma competição específica para mulheres. Eu estou tão feliz com esse campeonato, é impossível de explicar o que ele significa para mim e para essas mulheres que irão competir”, explica Banzai.

Na competição, participarão surfistas dos mais diferentes países como Austrália, França, Guatemala, Portugal, Japão e Estados Unidos. Entre elas, estarão Paige Alms e Justine Dupont, primeiro e segundo lugar do Big Wave Awards 2018, e também Jamilah Star, que fez história ao ser a primeira mulher a vencer a categoria feminina do Big Wave Awards, em 2005.

O Red Bull Queen of the Bay foi marcado para estrear em 2017, mas teve que ser adiado devido a uma falta de uma ondulação apropriada na baía de Waimea, no Havaí, na ocasião. Agora ele está retornando com um período de espera de 1º de outubro a 21 de novembro de 2018.

A competição terá transmissão ao vivo pela internet, no site da Red Bull. A data e horário dependerão das condições climáticas.

Raquel Heckert também participa da prova.

Confira a lista de atletas:

Bateria 1
Jamilah Star, Havaí
Sheila Lee, Havaí
Joanne Andrade, Portugal
Felicity Palmateer, Austrália
Claudinha Goncalves, Brasil
Silvia Nabuco, Brasil
Tayla Hanak, Austrália

Bateria 2
Nicole Pacelli, Brasil
Raquel Heckert, Brasil
Keala Kennelly, Havaí
Paige Alms, Havaí
Polly Ralda, Guatemala
Laura Enever, Austrália
Bianca Valenti, EUA

Bateria 3
Emily Erickson, Havaí
Andrea Moller, Brasil/Havaí
Momo Sakuma, Japão
Kelta O’Rourke, Havaí
Maya Gabeira, Brasil
Justine Dupont, França
Makani Adric, Havaí

Bateria 4
Blake Leftco, Havaí
Bethany Hamilton, Havaí
Dr. Isabelle Leonhardt, México
Kiyomi Shepard, Japão
Brittany Gomulka, Havaí
Michaela Fregonese, Brasil
Wrenna Delgado, Havaí

Alternates
Izzi Gomes, EUA
Siri Masterson, Havaí
Emilia DeSilva, Havaí
Jenny Useldinger, Havaí