Rip Curl

Sophia renova patrocínio

Na trilha de grandes conquistas, Sophia Medina estende vínculo por mais dois anos com a Rip Curl.

0
Sophia Medina com a mãe Simone, o pai Charles e o técnico Gilmar Pulga no Rip Curl Grom Search de 2019 na Barra da Tijuca.

Apontada como futura surfista brasileira na elite mundial, Sophia Medina está de patrocínio renovado com a gigante Rip Curl. A atleta de 14 anos assinou o contrato por mais dois anos com a marca australiana, que também patrocina o irmão mais velho e bicampeão mundial Gabriel Medina. A assinatura, inclusive, teve a presença do ídolo, que se prepara para seguir para o Havaí, em busca do tri.

Natural da Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), Sophia vem despontando como uma das grandes revelações do surfe feminino nacional e este ano teve grandes conquistas, como o bicampeonato do Circuito Rip Curl Grom Search, sem dúvida o principal “termômetro” quando se fala em revelar novos talentos nas ondas brasileiras, e o título do CBSurf Júnior Tour na categoria Sub 16, onde ganhou a chance de representar o País no Mundial da categoria, na Califórnia (EUA).

Na galeria de conquistas também foi a primeira campeã paulista feminina da história em 2018. Sophia garantiu todos os títulos que o irmão venceu quando amador, mostrando estar trilhando o mesmo caminho. Aos 14 anos, ela se prepara para novos desafios, primeiro com as disputas no pro-júnior e, depois – com todo suporte, tanto da Rip Curl quanto da família, que já fizeram esse planejamento anteriormente com Gabriel – o seu início no Circuito Mundial Qualifying Series (QS), buscando a sonhada vaga no Championship Tour (CT).

“É muito importante para mim essa renovação! Tenho orgulho de fazer parte do time Rip Curl e sou feliz de ter a melhor marca de surfe no bico da minha prancha por mais dois anos”, diz a atleta, fã do irmão, como não poderia deixar de ser, e da havaiana Carissa Moore.

Sophia trilha os passos do irmão e bicampeão mundial Gabriel Medina.

Apesar da pouca idade, ela mostra tranquilidade e maturidade sobre os planos para 2020. Entre os principais compromissos estará a final internacional do Rip Curl Grom Search, campeonato que seu irmão já foi o melhor do mundo quando tinha a sua idade, na Austrália. “Quero evoluir o meu surfe para poder competir campeonatos maiores como o Pro Júnior e os Mundiais da minha categoria”, conta Soso.

Sempre que pode, Sophia acompanha as disputas do irmão nas etapas do CT, junto com o pai e a mãe e busca aproveitar ao máximo essas vivências, para seu crescimento como atleta. “Eu vejo uma vantagem de poder ter mais tempo ao lado dele, que é meu ídolo e um grande exemplo como atleta e irmão”, fala. “Uma das principais metas da minha vida é chegar ao CT, mas não sei quando. Sei que estarei bem preparada pois já vou ter surfado em muitos lugares diferentes com o Gabriel e sou grata por essas oportunidades”, acrescenta.

Entre as principais experiências que já teve, uma das mais marcantes foi a participação nas triagens deste ano no Rip Curl Pro Bells Beach, a etapa mais tradicional do Circuito Mundial, na Austrália. Ela foi convidada pela marca por seu desempenho nas ondas e não decepcionou. “Foi a maior experiência da minha vida e só tenho de agradecer a Rip Curl por essa oportunidade. Treinei muito esse ano e seria muito bom viver esse momento novamente”, comenta a atleta.

Planejamento O gerente de marketing da Rip Curl Brasil, Fernando Gonzalez, comemora a renovação com a atleta mais nova da equipe, seguindo os passos do irmão, que também faz parte desse time desde 2009, e já traça planos grandes para o futuro.

“Ficamos felizes em poder dar essa continuidade ao trabalho que iniciamos há dois anos. A Sophia vem evoluindo muito rápido, tanto na questão técnica, quanto na questão psicológica”, elogia.

“Acreditamos que com planejamento correto, muita dedicação, tanto dela, quanto da família, como da Rip Curl, vamos fazer um trabalho que pode levar ela a conquistar rapidamente uma vaga na elite mundial e, no futuro, se tornar, possivelmente, a primeira surfista brasileira campeã mundial de surfe, assim como realizamos com o Gabriel no masculino”, anuncia Fernando.

O gerente de marketing da Rip Curl lembra que a atleta treina hoje no Instituto criado pelo irmão em Maresias, um projeto referência no Brasil na formação de campeões e no desenvolvimento técnico. “Percebemos que ela adora fazer parte desse ambiente e tem, obviamente, o Gabriel como grande inspiração e muito próximo dela, assim como o Charles e Simone (pais), que também são responsáveis pelo sucesso do irmão e acreditamos que vai se repetir no trabalho com a Sophia”, argumenta.

Ele também ressalta que Sophia representa muito bem a marca no surfe feminino e prepara um trabalho para evidenciar ainda mais essa sintonia, assim como aconteceu com ícones como Stephanie Gilmore, Tyler Wright, Bethany Hamilton, Alana Blanchard e com a brasileira Jacqueline Silva, vice-campeã mundial em 2002.

“A Rip Curl tem um histórico de trabalho a longo prazo importante no surf feminino e, com certeza, vamos focar num projeto consistente para que a Sophia se torne, muito em breve, uma embaixadora da marca, não só no Brasil, mas a nível mundial”, revela o gerente de marketing da Rip Curl.

“A Sophia já provou o seu talento nas competições nacionais amadoras e mostra que mais uma vez estamos fazendo a escolha certa para a nossa equipe, dentro do objetivo global da marca em recrutar os novos talentos do surf, primeiro através do Grom Search, que é a plataforma de eventos que temos globalmente para descobrir surfistas de até 16 anos, além do objetivo maior que é contratar atletas com potencial para se tornarem campeões mundiais”, conclui.

Pingue-pongue com Sophia Medina

Nome: Sophia Medina
Apelido: Soso
Data e local de nascimento: 15/05/2005, em São Sebastião
Aprendeu a surfar com: 9 anos, com meu pai, Charles
Posicionamento na prancha: Regular (pé esquerdo na frente)
Pico favorito para treinar: Lower, Trestles, Califórnia (EUA)
Melhor onda que já surfou: Maldivas, Austrália e Havaí
Se não fosse surfista: seria arquiteta
Outro esporte que gosta: futebol
Comida: strogonoff
Bebida: suco de melancia com limão
Som: People – Evan and Eris
Ídolo no surfe: Gabriel Medina
Ídolo no surfe feminino: Carissa Moore
Ídolo na vida: Jesus
Sonho: ser campeã mundial
Família: é tudo para mim!
Championship Tour: meta