Rio Delas

Joselaine Amorim no topo

Gaúcha Joselaine Amorim fica com o título Profissional da histórica edição inaugural do Rio Delas na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

0
Joselaine Amorim vence primeira edição do Rio Delas e entra na disputa pelo título brasileiro.Ana Teresa
Joselaine Amorim vence primeira edição do Rio Delas e entra na disputa pelo título brasileiro.

A gaúcha Joselaine Amorim é a grande campeã da edição inaugural do Rio Delas Bodyboarding, etapa exclusiva feminina do Circuito Brasileiro realizada no última final de semana (2 e 3), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Na final, a atleta do Rio Grande do Sul superou a paranaense Francis Aoto para conquistar o seu segundo título na temporada e entrar na disputa pelo título brasileiro. Na categoria Open, a capixaba Luna Hardman também levantou seu segundo troféu no ano para assumir a liderança do ranking.

Em um final de semana marcado por muita confraternização, o Rio Delas Bodyboarding pode ser considerado um divisor de águas na história do esporte. Pela primeira vez as mulheres tiveram uma etapa exclusiva para elas e, mais do que isso, provaram sua força com número recorde de inscritas, premiação e status cinco estrelas e ótimas disputas dentro da água.

Pódio da categoria Profissional Feminino.Ana Teresa
Pódio da categoria Profissional Feminino.

Para erguer o troféu, Joselaine Amorim precisou vencer baterias difíceis ao longo do dia. Nas quartas de final, a gaúcha passou pela cearense Patrícia Setubal, enquanto nos demais duelos da mesma fase a capixaba Neymara Carvalho superou a baiana Juliana Dourado, a paranaense Francis Aoto venceu a bicampeã mundial Soraia Rocha (SC) e no duelo capixaba Maira Viana levou a melhor sobre Maylla Venturin.

As disputas semifinais tiveram um peso muito importante na disputa do Circuito. Líder e atual campeã brasileira, Maira Viana segue na ponta mesmo após a derrota para Francis Aoto. Neymara, pentacampeã mundial e segunda no ranking, também foi eliminada nesta mesma fase por Joselaine, e a diferença entre ela e Maira é de apenas 10 pontos.

Na decisão, Joselaine encontrou a melhor onda da bateria, um 7.83, e com mais uma nota intermediária conseguiu somar 12.83 para liderar a disputa até o fim. Francis colocou uma boa primeira onda no somatório, mas a segunda não foi suficiente para virar a disputa final. Com o resultado, Joseliane assume a terceira posição do ranking, enquanto Francis subiu ao quinto lugar, atrás ainda da cearense Patrícia Setubal, quarta colocada.

Luna Hardman assegura o título da categoria Open Feminino.Ana Teresa
Luna Hardman assegura o título da categoria Open Feminino.

Na categoria Open Feminino o cenário é bem parecido com a disputa da Profissional. A capixaba Luna Hardman fez uma ótima competição e assegurou o segundo título da temporada. Na final a atleta do Espírito Santo superou Isa Nunes, vice-campeã, Bianca Simões, terceira, e Jamille Carvalho, quarta colocada. Com o resultado, a atleta soma 2730 pontos no ranking contra 2720 de Isa Nunes, que tem um título e dois vice-campeonatos.

Desta maneira, a disputa do título segue para o Povoação Bodyboarding Festival, que acontece entre os dias 7 e 10 de novembro encerrando o Circuito Brasileiro 2019 na cidade de Linhares, no Espírito Santo.

O Rio Delas Bodyboarding contou ainda com atividades paralelas as competições do Circuito Brasileiro, entre elas as disputas da categoria Bodyboarding Adaptado. Na categoria Master destaque para a vitória da carioca Renata Cavalleiro, uma das grandes embaixadoras do bodyboarding feminino, e da bateria Sereias, com as irmãs Isabela e Mariana Nogueira e Gica Vargas.

Exclusivo para mulheres, Rio Delas marca um divisor de águas na história do bodyboarding brasileiro.Ana Teresa
Exclusivo para mulheres, Rio Delas marca um divisor de águas na história do bodyboarding brasileiro.

O Rio Delas foi apresentado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro e valeu como terceira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. Patrocínio: Telecall. Co-patrocínio: LaRoche-Posay Laboratoire Dermatologique, Kpaloa, Bear Beer e Best Bronze. Apoio: Drogarias Venâncio, Corpus, HB, Coco Legal, Fisio Esporte Center, Kinesio, Company, Pajaris, Huntler, Sand Hair, Rio Convention & Visitors Bureau e Adapt Surf. Homologação: CBRASB. Supervisão: FEBBRJ. A etapa contou ainda com o apoio da MOV Bodyboards. Hotel Oficial: LSH. Realização: Swell Produções e Agência de Comunicação Allblue.