Neutrox Weekend

Dominic apronta na Bahia

Equatoriana Dominic Barona anota os recordes da abertura do Neutrox Weekend na Bahia; Monik Santos (foto) é uma das cinco brasileiras garantidas nas quartas.

0
Dominic Barona aposta nas direitas e avança às quartas de final em Itacaré.

O sábado (21) amanheceu chuvoso em Itacaré (BA) e o que parecia ser um final de semana de céu cinzento logo se transformou no cenário perfeito para a primeira edição do Neutrox Weekend 2018, evento unificado válido pelos ranking World Surf League Qualifying Series (QS), sul-americano da WSL South América e Tour Abrasp 2018 de surfe feminino. O sol apareceu, o mar alisou e as ondas quebraram com boa formação para os dois lados na Tiririca.

Às 11 horas, depois de esperar as melhores condições do mar, as atletas entraram em ação para a primeira bateria da categoria Feminino Profissional, e teve líder do ranking sul-americano da WSL South America quebrando tudo dentro d’água.

Destaque do dia, no Round das 16 competidoras a equatoriana Dominic Barona optou pelas direitas e, com um backside afiado, abriu seu somatório com 6,25 pontos e fechou sua performance com a melhor nota da bateria, um 7,5. Com essa matemática, Dominic também alcançou a melhor média do primeiro dia de evento, com 13,75 pontos no total.

Na cola dela, Karol Ribeiro se achou na vala em frente ao palanque e também se garantiu nas quartas-de-final depois de surfar uma onda que lhe rendeu 5,3 pontos. Yanca Costa e Camila Belfort se despediram da prova.

Pernambucana Monik Santos também garante vaga nas quartas.

“Estou super feliz de estar aqui, primeira vez que venho para Itacaré. Muito obrigada à organização, este tem sido um evento incrível, com boas ondas. Consegui pegar um sete na minha última onda, consegui fazer uma boa bateria, um final de bateria mais tranquilo onde eu consegui me soltar mais. As ondas estão incríveis. Vai ser uma boa competição para todas as meninas, espero nos divertirmos ainda mais”, declara a sorridente Dominic após o confronto.

Enquanto isso, paralelo às disputas dentro d’água, as aulas de Yoga, Funcional e Zumba oferecidas pela Neutrox rolaram na arena de atividades atrás do palanque. Na área de atletas, o cuidado especial ficou a cargo da massagem relaxante disponível para todas as surfistas.

De volta ao mar, na segunda bateria da primeira fase, domínio brasileiro de Monik Santos, que representou muito bem Pernambuco diante de suas adversárias. Com manobras polidas e precisas, Monik somou um 5,25 um 6,25 para deixar a argentina Lucia Indurain com o segundo lugar. Anne dos Santos e Monika Takaki encerraram suas participações no Neutrox Weekend, respectivamente em terceiro e quarto lugares.

“Estou feliz, o mar deu uma acertada. Ontem a gente treinou e o mar estava um pouco mexido e indefinida a onda. Graças a Deus hoje alinhou e tem umas esquerdas muito boas. Espero que se mantenha assim para o restante da competição para a gente conseguir fazer boas baterias aqui no Neutrox Weekend”, afirma Monik.

Tais de Almeida segue na briga pelo título do QS 1.000.

Duas vezes vice-campeã brasileira, a saquaremense Taís de Almeida abriu o terceiro confronto do dia com uma onda na casa dos 5 pontos. No mesmo encontro, a defensora do título da competição e até então melhor brasileira no ranking sul-americano, Camila Cassia travou um duelo pela liderança com Taís, que durou até o soar da buzina. Super amigas fora d´água, as surfistas deixaram a amizade de lado e, por uma diferença de pouco mais de 1 ponto, melhor para a local de Saquarema, que somou 8,65 com suas rasgadas potentes e experiência em mares pesados. Anali Veras completou a bateria.

“A Camila é muito minha amiga. Viemos juntas pra cá e estamos juntas na mesma pousada. Eu tenho certeza que a gente sempre vai brigar até o fim nas baterias, porque ela é uma ótima surfista, mas eu também não quero deixar barato. Eu sei que ela sempre vai dar duro, não só ela como todas as outras meninas aqui hoje”, comemora a campeã da bateria. Sobre o retorno do Circuito Brasileiro Feminino Profissional do Brasil, Taís celebra.

“Esse resgate tem sido muito importante para a nova geração de meninas no Brasil. A gente precisa que elas se sintam mais estimuladas, porque precisamos de mais representantes no Circuito Mundial. A nova geração está surfando pra caramba. Ela precisam de estímulo para continuar treinando, e ter mais visibilidade a fim de acertar com algum patrocinador, principalmente nesse ano em que o Brasil está entre os melhores países do Tour, entre os Top 10 sem sombra de dúvidas. Então eu espero que continue assim pra melhor”, diz Taís.

Revelação Tainá Hinckel é uma das cinco brasileiras nas quartas de final.

Enquanto o Feminino Pro pegava fogo dentro d’água, as surfistas e Embaixadoras da marca Neutrox, Silvana Lima, Chloé Calmon e Nicole Pacelli atendiam o público na Tiririca com muitos pôsteres autografados, sorrisos e fotos na tenda do Ecoporan Surf Guest, além de participarem das atividades da marca.

O último encontro do dia foi um show de Tainá Hinckel, que não tomou conhecimento de suas adversárias, encerrando o embate com um somatório muito maior do que a argentina Evelyn Gontier e a brasileira Luana Diamante – 10,25 pontos.

“Eu competi esse evento ano passado e terminei em terceiro no QS e venci no Sub-21. É muito legal ter essa etapa mais uma vez, dessa vez em dose dupla, e eu queria parabenizar a Neutrox pela iniciativa. As ondas estão boas, agora fechando um pouco, mas divertido. Sempre vale poder competir em Itacaré, é um lugar muito bonito e eu estou feliz de estar aqui mais uma vez”, finaliza Tainá, umas das maiores promessas do surfe feminino nacional.

Ações paralelas agitam o primeiro dia do Neutrox Weekend 2018.

Para encerrar a programação extra-surf do primeiro dia de Neutrox Weekend – etapa Itacaré, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Coletivo Empodere, bateu um papo com o público presente sobre direitos das mulheres e empoderamento feminino. As tendas da AMEI e do Recicla Itacaré também proporcionaram ao público presente intercâmbio direto com a comunidade local através de seus projetos. O pôr do sol na Praia da Concha fechou com chave de ouro o evento.

A próxima chamada para as quartas-de-final do Feminino Pro, agora em formato de disputas mulher a mulher, acontece neste domingo (22), às 9 horas.

O Neutrox Weekend 2018 – etapa Itacaré, está identificado no calendário da WSL como QS 1,000 Neutrox Weekend Itacaré 2018. A prova também é válida como terceira etapa do Tour Abrasp 2018. O evento conta com premiações de R$15mil para o Feminino Profissional e R$5mil para a categoria Longboard.

O Neutrox Weekend 2018 é um circuito multiesportivo realizado pela Abrasp em parceria com a Neutrox. O evento unificado também é válido pelos rankings World Surf League Qualifying Series (QS), Sul-Americano WSL South America e Tour Abrasp 2018. A etapa de Itacaré (BA) conta ainda com apoios da Prefeitura Municipal de Itacaré, Federação Baiana de Surfe e Associação de Surf de Itacaré. O hotel oficial da etapa é o Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos.

Neutrox Weekend 2018

Quartas de final

1 Dominic Barona (EQU) x Lucia Indurain (ARG)
2 Karol Ribeiro (BRA) x Monik Santos (BRA)
3 Tais de Almeida (BRA) x Evelyn Gontier (ARG)
4 Camila Cassia (BRA) x Tainá Hinckel (BRA)