Pichilemu Women's Pro

Evento adiado no Chile

Onda de protestos no Chile força o adiamento de tradicional prova do surfe feminino em Punta de Lobos.

0
Com o adiamento, os pontos do Pichilemu Women’s Pro não valerão mais para o ranking 2019 do Qualifying Series.Chile Surf
Com o adiamento, os pontos do Pichilemu Women’s Pro não valerão mais para o ranking 2019 do Qualifying Series.

A World Surf League, através do seu escritório regional WSL Latin America, após reunião com os organizadores da já tradicional etapa do Chile que vem definindo a campeã sul-americana de surfe profissional nos últimos anos, anunciou na última semana a decisão conjunta em adiar o QS 1500 Maui and Sons Pichilemu Women’s Pro by Royal Guard para os dias 13 a 15 de dezembro nas ondas de Punta de Lobos, em Pichilemu, sul do Chile.

O evento estava marcado para acontecer no próximo fim de semana, 31 de outubro a 2 de novembro, porém uma onda de protestos populares principalmente na capital do país, Santiago, motivou o adiamento.

A decisão foi para evitar qualquer possível incidente para as competidoras de vários países que precisam desembarcar no Aeroporto de Santiago, onde estão ocorrendo as maiores manifestações. Pichilemu fica a mais de 200 km de distância ao sul da capital e não foi registrada nenhuma movimentação pública em toda a região, mas a entrada de voos internacionais no país, é por Santiago.

Com a transferência de data, os pontos do Maui and Sons Pichilemu Women’s Pro by Royal Guard não valerão mais para o ranking 2019 do WSL Qualifying Series, que será encerrado na Austrália. No entanto, será o primeiro resultado a ser computado no ranking de 2020, abrindo a próxima temporada.

A WSL Latin America ainda trabalha para que os pontos possam ser registrados no ranking regional, pois esta terceira etapa feminina do ano no continente, iria definir a campeã sul-americana da temporada 2019 na próxima semana no Chile. Essa decisão ainda será anunciada oficialmente.

Principais concorrentes A peruana Daniella Rosas lidera o ranking da WSL Latin America, somando 1.280 pontos nas duas etapas já realizadas, na Argentina e no Chile, mas no norte do país, em Iquique. Ela não tem nem 18 anos de idade e ainda compete na categoria Pro Junior, mas conseguiu sua primeira vitória em etapas do WSL Qualifying Series no Rip Curl Pro Playa Grande, largando na frente na corrida do principal título sul-americano na Argentina.

A chilena Lorena Fica foi a vice-campeã em Mar del Plata e está em segundo no ranking com 950 pontos. Ela poderá ter a chance de decidir em casa nas ondas pesadas de Punta de Lobos, no Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro by Royal Guard, de 13 a 15 de dezembro. A atual campeã sul-americana, Dominic Barona, do Equador, é a terceira colocada com 860 pontos, contra 840 da brasileira Tainá Hinckel, que lidera o ranking sul-americano Pro Junior com três vitórias neste ano. A argentina Lucia Indurain ocupa a quinta posição com 720 pontos nas duas etapas e fecha a lista das principais concorrentes ao título sul-americano de 2019.

A peruana Daniella Rosas está na frente desde a vitória na primeira etapa, o Rip Curl Pro Playa Grande na Argentina, derrotando a chilena Lorena Fica na final em Mar del Plata. Ambas não foram bem na segunda, o Héroes de Mayo Iquique Pro no Chile, com Lorena ficando em 17.o lugar na primeira etapa em seu país esse ano e Daniella em 13.o.

A decisão em Iquique foi entre duas surfistas de outros continentes, que não pontuam no ranking regional da WSL Latin America, apenas no mundial do WSL Qualifying Series. A vencedora foi a espanhola Nadia Erostarbe, derrotando a norte-americana Meah Collins nas ondas geladas de La Punta. As melhores sul-americanas no Héroes de Mayo Iquique Pro foram Tainá Hinckel e Lucia Indurain, que pararam nas quartas de final e ficaram em quinto lugar.

A WSL ainda promete mais informações sobre se o QS 1500 Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro by Royal Guard será válido como última etapa do Circuito Sul-americano da WSL Latin America de 2019 e novas notícias sobre este evento já tradicional do calendário mundial na reta final da corrida pelas seis vagas para a elite das top-17 que disputa o título máximo do esporte no World Surf League Championship Tour.