Maui Pro

Sete vezes Stephanie

Em condições clássicas na Baía de Honolua, Stephanie Gilmore levanta a taça do Championship Tour pela sétima vez na carreira.

0
Stephanie Gilmore é coroada em condições clássicas na Baía de Honolua.

As direitas clássicas de Honolua Bay foram cenário para o heptacampeonato mundial da australiana Stephanie Gilmore na última segunda-feira (26), na ilha de Maui, Havaí.

Clique aqui para ver as fotos

Depois de dar um show na primeira fase, anotando 8.43 e 7.73 para deixar Alana Blanchard e Sage Erickson em combinação de notas, Steph comemorou o título do cliff ao assistir a derrota da norte-americana Lakey Peterson na repescagem.

“Eu não esperava que isso acontecesse hoje”, desabafou Gilmore em uma entrevista emocionada à WSL. “Só quero agradecer a todos, meus amigos e família e todos que me deixam fazer o que faço. Meus pais, que estão de volta à Austrália, todos os meus amigos que vieram aqui para assistir e minha irmã Whitney, que faz muito por mim”, acrescentou Stephanie.

“Também quero agradecer a todos da Roxy e a todos que me ajudaram e apoiaram na minha carreira até agora. A WSL por todas as coisas que eles fizeram pelas mulheres, é inacreditável. Todos os locais para nos deixar surfar esta onda. Todos que participam deste evento, meu treinador Jake Patterson, meu shaper Darren Handley, que fez as melhores pranchas para mim nos últimos 13 ou 14 anos. Sem todas essas pessoas eu não poderia ter feito isso. Também gostaria de dedicar essa vitória a Pierre Agnes”, declara a nova campeã mundial.

Com a derrota de Lakey Peterson, Steph comemorou o título do cliff.

Aos 30 anos, Gilmore iguala a compatriota Layne Beachley com sete títulos mundiais e como a maior vencedora da história do Championship Tour.

“Layne, é uma honra estar ao seu lado”, continua. “Você tem sido uma grande inspiração para minha carreira e para tantas surfistas do mundo todo, então igualar você é incrível. Obrigado por definir o padrão. Agora vou curtir muito esse sétimo título – isso é tão legal”.

A bateria entre Lakey Peterson e a wildcard havaiana Alana Blanchard, que definiu a temporada do CT 2018, começou equilibrada, com uma pequena vantagem para Lakey. Na segunda metade da disputa, Alana encaixou várias batidas de frontside para arrancar 7.60 pontos, a maior nota do duelo.

Precisando de 7.83 e sem a prioridade, Lakey ficou pressionada e tentou uma última cartada, mas anotou apenas 5.27 e perdeu pelo placar de 13.10 a 10.54.

Stephanie Gilmore e Lakey Peterson nos bastidores do Maui Pro.

Honolua Bay Com um potente swell de noroeste bombando no arquipélago havaiano, as direitas de Honolua Bay quebraram maiores de 2,5 metros e excelente formação para o primeiro dia do Maui Pro.

Com quatro vitórias no evento, Stephanie foi dona de algumas das melhores apresentações. Mas o grande destaque da abertura foi Sally Fitzggibons que, sintonizada com os tubos, arrancou um 9.67 na primeira fase e um 9.10 na terceira.

Sally e Stephanie já estão garantidas nas quartas de final, assim como a havaiana naturalizada brasileira Tatiana Weston-Webb, aatual terceira colocada no ranking do Championship Tour.

Depois de perder na estreia, Tati precisou passar pela repescagem em Honolua, mas aos poucos foi soltando as potentes manobras de backside e agora vai enfrentar a norte-americana Courtney Conlogue nas quartas.

Outra brasileira no Championship Tour, Silvana Lima não participa da prova por causa de uma cirurgia no joelho. Mas a atleta cearense teve uma boa notícia na segunda-feira.

Com a derrota da norte-americana Sage Erickson na repescagem, Silvana garantiu-se na elite do ano que vem pelo ranking do Qualifying Series.

Uma nova chamada para o segundo dia do Maui Pro acontece nesta terça-feira (27), às 15:15 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.

Maui Pro 2018

Quartas de final

1 Sally Fitzgibbons (AUS) x Malia Manuel (HAV)
2 Stephanie Gilmore (AUS) x Johanne Defay (FRA)
3 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Courtney Conlogue (EUA)
4 Carissa Moore (HAV) x Paige Hareb (NZL)

Resultados de Stephanie Gilmore no CT 2018

Roxy Pro Gold Coast: 5ª
Rip Curl Women’s Pro Bells Beach: 1ª
Oi Rio Women’s Pro: 1ª
Corona Bali Protected: 5ª
Uluwatu CT: 3ª
Corona Open J-Bay: 1ª
Vans US Open of Surfing: 2ª
Surf Ranch Pro: 2ª
Roxy Pro France: 2ª
Beachwaver Maui Pro: TBD

Classificação final de Stephanie no CT desde 2007

2018: 1ª
2017: 2ª
2016: 6ª
2015: 12ª
2014: 1ª
2013: 5ª
2012: 1ª
2011: 3ª
2010: 1ª
2009: 1ª
2008: 1ª
2007: 1ª