Maui Pro

A batalha final

Stephanie Gilmore e Lakey Peterson decidem o título mundial a partir deste domingo (25), em Honolua Bay, Maui, Havaí.

0
Líder do ranking, Stephanie Gilmore precisa chegar à semifinal para garantir o sétimo título mundial.

Última etapa do Championship Tour, o Maui Pro decide a nova campeã mundial a partir deste domingo (25), nas clássicas direitas de Honolua Bay, Havaí.

Líder do ranking, a australiana Stephanie Gilmore está com a mão na taça e bem perto de igualar o recorde de sete títulos mundiais de Layne Beachley.

Se chegar até as semifinais, Gilmore já garante a taça. Sua única adversária na briga pelo título é a norte-americana Lakey Peterson, que no máximo consegue igualar os 61.175 pontos de Steph no ranking.

Para isso, Lakey precisa vencer a prova e torcer para que a australiana não passe das quartas de final. Caso essa combinação aconteça, haverá uma bateria extra entre elas para definir a campeã de 2018.

A previsão indica boas condições para o começo da janela de espera. Enquanto no domingo as ondas devem quebrar menores 1 metro, na tarde da segunda-feira um swell sólido é esperado para a ilha de Maui.

As séries pode ultrapassar os 2,5 metros e a direção e vento apontam condições favoráveis para as direitas perfeitas localizadas na ilha de Maui.

Locais de Maui, as havaianas Bethany Hamilton e Alana Blanchard foram convidadas para a etapa que fecha a temporada do Championship Tour. Amigas desde a infância, elas cresceram surfando em Honolua Bay.

Lesionada, a brasileira Silvana Lima não participa da prova e se garante na elite mundial do próximo ano pelo ranking do QS caso a norte-americana Sage Erickson não vença em Maui.

Direitas clássicas de Honolua Bay podem dar as caras nos primeiros dias da janela de espera.© WSL / Cestari
Direitas clássicas de Honolua Bay podem dar as caras nos primeiros dias da janela de espera.

Silvana será substituída na prova de Honolua pela havaiana Summer Macedo. Também do Havaí, Zoe McDougall entra no lugar da também lesionada Keely Andrew.

Quem também está fora da etapa é a atual campeã mundial Tyler Wright. A australiana ainda não se recuperou totalmente do vírus Influenza A, contraído durante a etapa de Jeffrey’s Bay. De fora da lista das Top 10, ela precisará de um wildcard para disputar o CT de 2019.

Beachwaver Maui Pro 2018

Primeira fase

1 Johanne Defay (FRA), Courtney Conlogue (EUA), Paige Hareb (NZL)
2 Carissa Moore (HAV), Coco Ho (HAV), Bethany Hamilton (HAV)
3 Stephanie Gilmore (AUS), Sage Erickson (EUA), Alana Blanchard (HAV)
4 Lakey Peterson (EUA), Malia Manuel (HAV), Zoe McDougall (HAV)
5 Tatiana Weston-Webb (BRA), Nikki Van Dijk (AUS), Summer Macedo (HAV)
6 Caroline Marks (EUA), Sally Fitzgibbons (AUS), Bronte Macaulay (AUS)