Margaret River Pro

Tati é vice

Brasileira Tatiana-Weston-Webb é vice-campeã do Margaret River Pro; Lakey Peterson fica com o título.

0
Tatiana-Weston-Webb é vice-campeã do Margaret River Pro.

A brasileira Tatiana Weston-Webb ficou com o vice-campeonato do Margaret River Pro, etapa do Championship Tour disputada no oeste australiano.

Clique aqui para ver mais fotos

Em ondas de 1 metro e séries maiores, com forte vento soprando no Main Break, Tati foi superada pela californiana Lakey Peterson, que vinha brilhando na prova e coroou sua campanha com 13.33 pontos, contra 10.40 de Tatiana Weston-Webb.

“Este evento foi difícil para eu superar”, disse Peterson. “Eu estava muito feliz porque esperamos por hoje e pegamos um bom swell para as finais. Foi super ventoso, o que tornou complicado, mas isso é tudo parte deste lugar e torna a vitória ainda mais doce. Depois de derrotar Stephanie (Gilmore) e Carissa (Moore) e chegar às quartas-de-final, encontrei um impulso extra e definitivamente me encontrei no Main Break. Foi um evento muito incrível. Todo mundo está surfando muito bem, especialmente na final. Tatiana (Weston-Webb) estava surfando muito bem, então parabéns muito para ela”, diz Lakey.

“Depois de um início difícil para a temporada, a qualificação olímpica está definitivamente em minha mente”, continua Peterson. “Eu só preciso me divertir e me divertir porque, se eu ficar muito envolvida com resultados passados, isso pode me atrapalhar um pouco. Meu objetivo agora é fazer o melhor e me divertir com o meu surfe”, finaliza a campeã.

Lakey Peterson vence a etapa no oeste australiano.

Com o vice-campeonato, Tati Weston-Webb subiu para a nona posição no ranking e está dentro do G-10 que vai se garantindo na elite do ano que vem, mas fora do G-8 que se classifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A próxima etapa é em Saquarema e ela contará com o apoio da torcida para ficar em melhor situação no Tour.

“Estou definitivamente muito feliz com o meu resultado aqui”, comemora Weston-Webb. “Eu acho que estava tornando as coisas muito complicadas para os três primeiros eventos. Para este evento, eu simplesmente acalmei e tirei bastante a pressão. Parecia funcionar enquanto eu passava as baterias e chegava à final. Eu estou muito feliz ainda e quero continuar construindo o momento. Foi ótimo voltar ao oeste da Austrália. É naturalmente linda e tem ótimas ondas, por isso é bom estar de volta. Agora vamos para o Brasil, o que me deixa muito empolgada. Eu tenho muitas coisas e muito apoio, então é definitivamente um dos meus eventos favoritos”, conclui a brasileira criada no Havaí.

Agora, as atletas se preparam para a próxima etapa do Tour, que acontece em Saquarema (RJ), de 20 a 28 de junho, com o Point de Itaúna e a Barrinha sendo opções para o show das Tops.

Resultado

1 Lakey Peterson (EUA)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA)
3 Sally Fitzgibbons (AUS)
3 Carissa Moore (HAV)
5 Courtney Conlogue (EUA)
5 Caroline Marks (EUA)
5 Brisa Hennessy (CRI)
5 Stephanie Gilmore (AUS)

Tati sobe para a nona posição no ranking da temporada.

Ranking atualizado do Championship Tour 2019

1 Stephanie Gilmore (AUS) 24.235
2 Caroline Marks (EUA) 23.440
3 Carissa Moore (HAV) 23.375
4 Sally Fitzgibbons (AUS) 22.580
5 Courtney Conlogue (EUA) 22.100
6 Lakey Peterson (EUA) 21.305
7 Malia Manuel (HAV) 19.105
8 Brisa Hennessy (CRI) 18.185
9 Tatiana Weston-Webb (BRA) 17.765
10 Nikki Van Dijk (AUS) 13.915

Próxima brasileira

14 Silvana Lima (BRA) 9.445*

*Não disputou as duas primeiras etapas devido a uma lesão no joelho.