Brasileiro Feminino

Camila Cássia leva a taça

Camila Cássia fica em segundo na etapa decisiva e garante o título brasileiro profissional feminino da temporada.

0
Camila Cássia conquista título do circuito brasileiro profissional pela primeira vez na carreira.

Exclusivo para as meninas e realizado pelo quarto ano seguido, o Wiggolly Dantas apresenta Wizard Brasileiro de Surf Feminino foi encerrado em grande estilo neste domingo (25), na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), com grandes e acirradas disputas em sete categorias, duas delas, na Profissional e na Pro Júnior (novidade este ano) valendo títulos pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). Foram três dias de competição com surfistas de vários estados, de Santa Catarina ao Ceará.

Clique aqui para ver as fotos

A catarinense Tainá Hinckel foi o grande nome do evento, vencendo, justamente, nas categorias Profissional e Pro Júnior, para sagrar-se a nova campeã brasileira entre atletas com até 18 anos. Quem também comemorou muito – e com a torcida local – foi Camila Cássia, que repetiu o segundo lugar do ano passado entre as profissionais, mas desta vez garantindo o título nacional da categoria.

Outros destaques na competição foram a carioca Júlia Duarte, que chegou a três finais, incluindo o vice-campeonato na Pro Júnior e o quarto lugar na Profissional, e a “prata da casa” Nairê Marquez, de apenas 12 anos, vitoriosa em duas decisões seguidas, na Sub 12 e com o bicampeonato na Sub 14. Ainda na lista de vencedoras, a “dobradinha” de mãe e filha, com as paranaenses Thiara Mandelli com o bi na Longboard Profissional e Luara Mandelli a melhor entre as caçulas da Sub 10.

Tainá Hinckel é o grande destaque da etapa, vencendo nas categorias Profissional e Pro Júnior.

Outro bicampeonato foi festejado pela carioca Maju Freitas, na Sub 16. Mais uma atração foi Sophia Medina, irmã do primeiro brasileiro campeão mundial de surfe e líder do Circuito deste ano, Gabriel Medina, ficando com dois segundos lugares, na Sub 14 e na Sub 16.
Sua xará, Sophia Gonçalves foi outra atleta em dois pódios, com segundo na Sub 12 e terceiro na Sub 14. “Vejo esse campeonato com muito carinho, estou muito feliz porque as meninas estão surfando muito e esse evento é para elas”, disse Eliane Dantas, mãe de Wiggolly e responsável pela organização.

“A família Dantas faz com muito carinho junto com nossos patrocinadores, como a Wizard. Deus ajudou dando sol para a gente, ondas. Foi perfeito”, avaliou Eliane Dantas, que tem uma grande relação com Itamambuca e o surfe. “Trabalho aqui na praia, no quiosque ao lado dos campeonatos, há 54 anos e diretamente com o surf são 42 anos, quando começaram os eventos e fomos nos envolvendo”, contou.

A primeira final do evento foi a Sub 10. Luara Mandelli, vice em 2017, não tomou conhecimento das rivais, garantindo uma nota excelente, 8,17. Bibi Nogueira, de Praia Grande, garantiu o segundo lugar no final, para superar Natalia Gerena, de Ilha Comprida. Luiza Teixeira, de Imbituba, terminou em quarto lugar. Nessa categoria, a atleta mais nova, Carol Bastides, tem apenas sete anos.

Na Sub 16, Maju Freitas repetiu a vitória do ano passado, com notas 7,5 e 7,33. Sophia Medina, campeã este ano do Hang Loose Surf Attack e Rip Curl Grom Search, chegou muito perto, com a maior nota da bateria, 8,33, ficando em segundo, à frente de Júlia Duarte e Isabela Saldanha, também de São Sebastião. “Foi uma final difícil. As meninas estavam quebrando. Foi emocionante até o fim e bem disputado, mas fiz meu trabalho e terminei minha participação na sub16 com vitória nesse campeonato irado, muito importante”, vibrou Maju.

Maju Freitas comemora o título da categoria Sub 16.

Depois, nas duas decisões seguintes, o domínio foi de Nairê Marquez. Na Sub 12, numa disputa forte com Sophia Gonçalves e depois na sub14, com Sophia Medina. “Eu treinei muito. Então achava que poderia ter esses resultados. Foi duro, fiquei tensa com as notas delas no final, porque surfam muito bem. Eu estava cansada porque foram duas seguidas, mas valeu”, falou Nairê, que já tem uma trajetória no evento, com os títulos na Sub 10, em 2016, e Sub 14, em 2017.

Nos pranchões, Thiara Mandelli repetiu a boa performance e vibrou muito com o resultado da filha. “Hoje realizei o meu sonho, que era ver minha filha campeã e acabei saindo bicampeã desse evento tão importante. Estou feliz por tudo o que o esporte tem me dado”, afirmou Thiara.

Na Pro Júnior, em jogo o título da temporada em disputa única. Júlia Duarte em sua segunda final do dia, liderou praticamente toda a bateria, depois de um 7,33 e um 7,40, mas na última onda, Tainá Hinckel virou o placar, com uma nota nove. Louise Frumento, de Guarujá, ficou em terceiro, e Maju Freitas em mais uma decisão, foi a quarta.

Na sequência, Julinha e Tainá ficaram no mar, para a disputa decisiva da profissional. Vice no ano passado, Camila Cássia chegou nesse campeonato em quarto do ranking, viu todas as rivais serem derrotadas e precisava vencer ou ser a segunda para ficar com troféu da Abrasp. Tainá assumiu a ponta e Camila soube ter paciência para esperar uma boa onda e virou o resultado com nota 8,33.

Pódio da categoria Profissional em Itamambuca.

A catarinense deu o troco em seguida e com um 8,67 virou e para completar tirou um 9,5, uma das melhores do evento para consolidar a segunda vitória. A cearense Larissa dos Santos, que chegou a ser a segunda por um bom tempo, ficou em terceiro, com Julia em quarto.

“Foi incrível e foi o que eu esperava. Vim com a meta de vencer as duas categorias, principalmente na Profissional, que é uma categoria acima. Treinei bastante para isso, minhas pranchas estão boas e estou muito feliz”, comemorou Tainá Hinckel, que aos 15 anos, já tem no currículo o título sul-americano da WSL e participação em etapas do CT, e nesse evento garantiu a maior somatória, com 18,26 pontos, de 20 possíveis.

Camila também saiu da água carregada, festejando o seu primeiro título brasileiro na carreira. “Desde o início eu sabia que não seria fácil. Agradeço a Deus por tudo que ele vem fazendo na minha vida e toda a equipe que está comigo”, vibrou. “A gente sempre tem de confiar, as chances eram pequenas, mas nunca desisti e sabia que poderia. Tenho surf para isso, só precisava me concentrar e isso que fiz. Fiquei aqui em Itamambuca, queria ficar comigo mesmo e esse é o resultado”, falou a atleta de 28 anos, que mora na Praia da Enseada.

“Meu sonho era ganhar um título brasileiro aqui na praia de Itamambuca. Estar aqui com minha família e meus amigos é gratificante demais”, completou a nova campeã brasileira da Abrasp. Além das meninas, o evento contou com uma bateria especial, com homens, valendo a manobra mais radical. Quem levou o primeiro lugar foi Emerson Santos, o Tikinho, com um aéreo.

O Wiggolly Dantas apresenta Wizard Brasileiro de Surf Feminino teve os patrocínios da Wizard by Pearson, Perfect Waves, Uba Surf Motors, Atmosfera Incorporadora, Roxy, Hotel São Charbel e Alma Salgada. Apoio: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Quiksilver, Padoca Itamambuca, EAB Imóveis, Escola de Surf Suelen Naraisa, Mini Kalzone, Adrenalina, Quiosque da Tia Albertina, Tape Brasil, Varejão Santa Rita, Marinho Grelhados e Sushi, Equiptecnica Produções, Gigi Watery, Mar Cenário Móveis e decoração, Silva Indaiá Supermercado. Colaboração: Tio Sam Restaurante e Pizzaria, Digital Brasil, Sergio Nery Fisioterapia e Fit Camp. Divulgação: Woohoo, FMA Notícias, Adventure Tv e C Nunes Productions. Gerenciamento técnico: Associação Ubatuba de Surf (AUS), Abrasp e Federação Paulista de Surf.

Resultados

Profissional

1 Tainá Hinckel – SC (Guarda do Embaú)
2 Camila Cássia – SP (Ubatuba) – campeã do Circuito Brasileiro Profissional pela Abrasp
3 Larissa dos Santos – CE (Fortaleza)
4 Júlia Duarte – RJ (São Sebastião/SP)

Pro Júnior

1 Tainá Hinckel – SC (Guarda do Embaú) – campeã brasileira pela Abrasp
2 Júlia Duarte – RJ (São Sebastião/SP)
3 Louisie Frumento – SP (Guarujá)
4 Maju Freitas – RJ (Rio de Janeiro)

Sub 16

1 Maju Freitas – RJ (Rio de Janeiro)
2 Sophia Medina – SP (São Sebastião)
3 Júlia Duarte – RJ (São Sebastião/SP)
4 Isabela Saldanha – SP (São Sebastião)

Sub 14

1 Nairê Marquez – SP (Ubatuba)
2 Sophia Medina – SP (São Sebastião)
3 Sophia Gonçalves – SP (São Sebastião)
4 Vitória Carneiro – CE (Fortaleza)

Sub 12

1 Nairê Marquez – SP (Ubatuba)
2 Sophia Gonçalves – SP (São Sebastião)
3 Giovanna Donato – SP (São Sebastião)
4 Mayara Zampieri – SP (São Sebastião)

Sub 10

1 Luara Mandelli – PR (Matinhos)
2 Bibi Nogueira – SP (Praia Grande)
3 Natalia Gerena – SP (Ilha Comprida)
4 Luiza Teixeira – SC (Imbituba)

Longboard Profissional

1 Thiara Mandelli – PR (Matinhos)
2 Jasmin Avelino – RJ (Rio de Janeiro)
3 Mainá Thompson – RJ (Rio de Janeiro)
4 Monique Pontes – SP (São Vicente)