Tunel Crew Shootout

Raoni passa por dentro

Raoni Monteiro domina edição do Tunel Crew Shootout, competição exclusiva de tubos realizada em Itacoatiara, Niterói (RJ).

0
Raoni Monteiro demonstra sabedoria nos tubos de Itacoatiara.

Campeonato exclusivo de tubos, o Tunel Crew Shootout 2019 rolou no último sábado (10) na praia de Itacoatiara, Niterói (RJ). Em um evento no qual manobras valem pouco, os principais critérios de julgamento foram atitude, comprometimento, tempo e profundidade do tubo.

A competição teve início no fim da manhã com a primeira rodada da categoria Túnel Hero, em condições ainda complicadas, com ondas pequenas e irregulares. Mas a previsão de subida do mar e vento terral manteve a promessa de altas ondas e muita vaca ao longo do dia.

Felipe Cesarano foi um dos nomes da primeira fase. Gordo surfou o primeiro bom tubo do dia e saiu (conseguindo a proeza de vacar na mesma onda). Além dele, outros destaques foram Phil Rajzman, que passou sua bateria surfando de longboard, Raquel Heckert, a primeira competidora feminina na história do Tunel Crew Shootout, e Angelo Bittar, um dos organizadores do Túnel Crew Shootout 2019 e semifinalista da edição de 2018. Bittar precisou surfar com uma joelheira por conta de duas lesões no joelho direito.

Local Gabriel Sampaio fatura barca para Mentawai.

A primeira rodada da categoria Túnel Cria (Sub 21) já contou com mar reagindo, que pode ser comprovado quando João Chumbinho surfou a primeira nota 10 da curta história do evento. Esta onda também foi premiada como Melhor Tubo do campeonato. O surfista local Luca Nolasco também foi destaque ao passar sua bateria com uma lesão no pé.

As quartas e semifinais da categoria Tunel Hero vieram em seguida, com destaque para André Monteiro, um dos organizadores do Shootout, Ele passou em primeiro a sua bateria que ainda contou com Daniel Rangel, Marcelo Trekinho e Phil Rajzman. Tivemos também a performance de Stephan Figueiredo e Gabriel Sampaio na primeira semi botando para baixo e para dentro de fechadeiras.

Raoni Monteiro já demonstrava a sabedoria que seu nome carrega ao pegar a segunda e terceira maiores notas do evento, um 9.80 na quartas de final e um 9.17 na semi. Ziul Andueza, um dos organizadores do Tunel Crew Shootout, surfou a quarta maior nota da disputa faltando um minuto para encerrar a semifinal, mas não prosseguiu por apenas ter uma onda no somatório.

João Chumbinho, nota 10:

Os 25 minutos da Puro Expression Session renderam air drops, vacas cabulosas e tubos difíceis de surfistas, bodyboarders e bodysurfers. Mais uma vez o destaque foi João Chumbinho, com um tubo animal saindo com um alley oop gigante.

A final da Tunel Cria foi um verdadeiro espetáculo, com ondas quadradas. Dela saiu a quinta maior onda do evento, um 8.17 surfado por João Chumbinho. Muita atitude também para Vitor Ferreira e Luca Nolasco, botando no trilho de ondas no mínimo intimidadoras. Já a Melhor Vaca do dia foi levada por Igor “Seu Hélio” Queiroz.

A final da Tunel Hero encerrou o dia de competição com Raoni Monteiro (1º), Stephan Figueiredo (2º), Daniel Rangel (3º) e Gabriel Sampaio (4º) confraternizando um pôr-do-sol alucinante de dentro d’água e tubos exclusivos no Pampo. O prêmio que mais enchia os olhos da galera local era o de Melhor Amador, que garantiu 12 dias a bordo do Sibon Praya Mentawai ao big rider local Gabriel Sampaio.

As comemorações de um dia alucinante de praia, com altos tubos e astral inconfundível teve início cedo com tantos amigos presentes, compartilhando o espetáculo natural que Itacoatiara garante.

Tunel Crew Shootout 2019

Resultados

1 Raoni Monteiro
2 Stephan Figueiredo
3 Daniel Rangel
4 Gabriel Sampaio
5 Ziul Andueza
5 Marco Antonio
7 André Monteiro
7 Erik Knappe
9 Felipe Mucão
9 Cesar Branco
9 Marcelo Trekinho
9 Bruce Rubim

Túnel Cria

1 João Chumbinho Chianca
2 Vitor Ferreira
3 Luca Nolasco
4 Seu Hélio