Billabong Pipe Masters

Slater sugere interferência

Kelly Slater se manifesta sobre decisão dos juízes na derrota para Gabriel Medina no quinto round do Billabong Pipe Masters.

183

Alguns dias depois da derrota para Gabriel Medina no quinto round do Billabong Pipe Masters, o norte-americano Kelly Slater se manifestou depois de ver a grande discussão gerada por um momento da bateria, quando Medina usou a prioridade para descer uma onda na qual Kelly já estava surfando.

Nas redes sociais, Slater replicou o trecho de um capítulo do livro de regras da WSL que fala sobre as interferências antidesportivas: “Pode-se dizer que um surfista com prioridade cometeu interferência se na opinião do head judge o surfista utiliza sua prioridade de forma antiesportiva ou não competitiva, para bloquear intencionalmente outro surfista com menor ou sem prioridade fora da zona primária do drop.

Post de Kelly Slater no Instagram sugere interferência de Gabriel Medina.

No post seguinte, Slater escreve: “Um surfista com prioridade tem todo o direito de pegar a onda de você… se ele quiser usar essa onda. Quando usa apenas para bloqueá-lo, aí já é outra história. Aos que dizem que fiz a mesma coisa com Joel Parkinson estão corretos, mas eu usei a onda e ganhei pontos por ela. Eu estava sentado exatamente no mesmo ponto onde já havia surfado minha onda boa naquele dia. Joel remou muito mais pra dentro do pico naquele dia tentando achar alguma coisa sem prioridade. Indiferente se ele estava lá ou não, eu queria essa onda então é um cenário diferente.”

A seguir, o norte-americano completa: “Gabriel Medina tinha direito de usar sua prioridade, mas seguiu reto e até para a esquerda em uma boa direita. Os juízes poderiam ter decidido por uma interferência de bloqueio. Eu entendo que ele estava indo para o título e tinha que fazer tudo o que era necessário para vencer cada bateria. Bom pra ele. Sem nenhum ressentimento. Eu achei engraçado mais do que qualquer coisa.”

Os juízes do Billabong Masters optaram por não dar interferência de bloqueio e Gabriel Medina venceu a bateria com uma grande atuação: 19.97 a 9.16, deixando Slater em combinação de notas.