Zeke na bronca

Ezekiel Lau questiona WSL e reclama de interferência não marcada de Jack Robinson na final da Vans World Cup em Sunset.

0
Campeão e vice, Jack Robinson e Ezekiel Lau protagonizam momento controverso na final da Vans World Cup.

Com grandes chances de se despedir da elite mundial em 2020, o havaiano Ezekiel Lau criticou o resultado final da Vans World Cup na última segunda-feira (2) em Sunset, North Shore de Oahu, Havaí.

Vice-campeão da prova, “Zeke” afirma ter sido atrapalhado pelo campeão, o aussie Jack Robinson, ao cair de um tubo ainda no início da decisão. Jack remava de volta ao outside e os dois acabaram-se chocando no final da onda.

“Quando um surfista se coloca em uma posição ao remar de volta ao outside, não consegue sair da frente e uma colisão acontece, é passível de interferência, cabendo aos juízes determinar se foi acidental ou não”, escreveu Ezekiel em seu perfil no Instagram, referindo-se ao artigo 168.03 do livro de regras da WSL.

“Minha opinião é que somos profissionais, ‘os melhores dos melhores’ e ao meu ver o surfista de branco poderia sim ter saído da frente. Neste vídeo, vocês podem ver que ele teve tempo suficiente para tomar a decisão em qual direção remar”, acrescenta o havaiano, que ganhou apoio de por Billy Kemper e Fred Patacchia no post.

“Aconteceu que a direção que ele escolheu foi exatamente o mesmo ponto onde desenhei a minha linha, que também era a única opção que eu tinha”, exclama o havaiano, que se tivesse ganho a etapa de nível 10.000 entraria no grupo dos surfistas classificados à elite mundial pela divisão de acesso na próxima temporada.

Garantido no Championship Tour em 2020, Jack Robinson respondeu o comentário de Lau algumas horas depois.

“Todos têm sua opinião, mas ali estava em um momento no qual só pensava em chegar a um lugar que parecesse seguro para mim. Tenho o máximo de respeito por você Zeke, por isso nunca tentaria atrapalhar sua onda”, comentou Robinson, que recebeu o suporte de compatriotas como Koby Abberton e também críticas da galera do arquipélago.

View this post on Instagram

“When a surfer is put in a position while paddling out that they cannot get out of the way and a collision happens due to this, it is up to a majority of the judges to call interference based on whether it is determined to be accidental or not”. My opinion is that we are “professional surfers”. The best of the best! Going off the rule, surfer in white COULD have gotten out of the way. From this video clip you can see surfer in white has enough time to make a conscious decision where to paddle. Just so happens that the line he chose is directly where I drew my line to come out of the barrel, which is the ONLY option I had. The surfer paddling out has options to avoid the surfer on the wave. He should be in the channel paddling back out. It should come down to who had priority over the situation. These 2 surfers are not equal in this specific case and the rules should benefit the surfer on the wave utilizing priority. This ride would have been the first major score of the heat, but was deemed incomplete because surfer in white chose to BAIL his surfboard causing me to fall off, hindering the scoring potential of my wave, breaking my board, and leaving white with priority. How is it okay for the interfering surfer to gain so much advantage from a collision and an interference not be called? The highlighted rule 168 section 3 ENABLES controversy and should be addressed. Thanks to everyone for all the supportive messages. Let me know what you guys think! Aloha 🤙🏽 @wsl

A post shared by Ezekiel Lau (@zekelau) on

View this post on Instagram

Here’s what I know. @jackrobinson_official smashed the Sunset final. His surfing inspired and his ability to find the barrel and make it was next level. That said, he did interfere with a “priority” surfers scoring ability. As I understand it, “priority” means unconditional right of way. Priority was implemented so that the surfers could surf freely and maximize scoring potential. In a different scenario, had @zekelau needed a 4.0 with 30seconds left and this happened. What would the judges call be? What would your call be? This is an interesting situation that needs to be addressed. @wsl

A post shared by Freddy Patacchia (@freddyp808) on