Vans Pro

Van Zyl triunfa em Sunset

Sul-africano David Van Zyl vence QS 3.000 em Sunset Beach e sobe 90 posições no ranking da divisão de acesso.

0
David Van Zyl vence prova havaiana do QS 3.000.

O título do Vans Pro foi para a África do Sul. David Van Zyl superou os havaianos Ezekiel Lau (2º) e Barron Mamiya (4º), além do australiano Jack Robinson (3º), na final da prova de nível 3.000 do QS e subiu 90 posições no ranking, ocupando agora o 83º posto.

“Não consigo acreditar, estou muito amarradão de ter chegado à final”, diz David. “Eu só queria pegar umas ondas. A vitória não fazia parte do meu planejamento, mas queria pontuar e surfar boas ondas. O meu início na final não foi bom, mas depois foi realmente especial”, finaliza o sul-africano, que marcou as notas 8.00 e 6.67 para vencer.

David Van Zyl ataca a direita clássica e pesada de Sunset.

O último dia do Vans Pro também aconteceu em excelentes condições no pico do North Shore de Oahu e todos os finalistas marcaram notas excelentes ao longo das disputas da última quarta-feira (30).

O vice-campeão Ezekiel é único finalista da etapa que faz parte do time da elite do surfe. No CT ele ocupa a 28ª posição e vai ter que fazer bonito no Pipe Masters para se manter pela primeira divisão do esporte. No QS ele tem resultados baixos e os 2.250 que recebeu pela segunda posição fizeram ele subir 29 postos no ranking, estando agora em 48º lugar.

Os outros dois finalistas também colocaram as pontuações conquistadas no Vans Pro no ranking QS, mas não trocaram de posições. Jack segue em 20º e Barron em 12º.

Ezekiel Lau está na luta pela reclassificação para o CT 2020.

Brasil nas finais – Weslley Dantas foi o único brasileiro que competiu no último dia do QS 3.000 de Sunset. O ubatubense foi eliminado na primeira bateria da quartas de finais.

Tríplice Coroa – A próxima etapa do QS acontece também no Havaí, mas no pico de Haleiwa, entre os dias 13 e 24 de novembro. Ela é a primeira prova da Tríplice Coroa Havaiana 2019, que terá duas etapas de nível 10.000 do QS, além do Pipe Masters, a prova que vai definir o campeão da elite do surfe da temporada.

Vans Pro 2019

Resultado

1 David Van Zyl (AFR)
2 Ezekiel Lau (HAV)
3 Jack Robinson (AUS)
4 Barron Mamiya (HAV)
13 Weslley Dantas (BRA)