Vans US Open

Tati no dia decisivo

Tatiana Weston-Webb vence bateria difícil e garante vaga nas quartas de final do Vans US Open em Huntington Beach (EUA).

0
Tatiana está nas quartas de final.

Tatiana Weston-Webb deu mais um passo rumo ao bicampeonato no Vans US Open of Surfing, evento que neste ano é válido como QS 10000 também para as meninas, o primeiro desse nível para elas na história. Em ondas de meio a um metro de altura com formação irregular, e que demoravam muito para surgir no pico de californiano de Huntington Beach (EUA), a brasileira venceu uma bateria complicada contra a japonesa Mahina Maeda neste sábado (3).

Tatiana abriu melhor a disputa, e, apesar de ter errado muito em algumas manobras, fez bons movimentos nas ondas mais abertas que apareceram pra ela e venceu. No final a brasileira levou um susto, quando Mahina, que precisava de 6.67, trabalhou bem numa direita e executou quatro manobras, entre batidas e rasgadas. A onda não era da série e a nota saiu 5.87, para o alívio de Tatiana que venceu essa competição em 2016 e que foi vice em 2017, quando a prova ainda era válida pelo circuito da elite do surfe.

“Eu não consegui finalizar todas as ondas, mas as que consegui me fizeram passar a bateria. A Mahina foi incrível nos instantes finais e fiquei muito nervosa, já pensando o que teria que fazer pra reverter o placar, mas deu tudo certo, então estou amarradona. Ela é uma grande amiga e eu espero que ela se classifique para o CT de 2020”, comentou a brasileira, que também falou de seu momento. “É ótimo estar numa posição que as outras garotas gostariam de estar, então vou continuar treinando duro pra seguir o meu caminho. Sinto-me muito bem e esses anos têm sido incríveis”, finalizou Tatiana que terá pela frente a australiana Bronte Macaulay, que eliminou a heptacampeã mundial, a também aussie Stephanie Gilmore.

Outra que avançou para as quartas de finais foi a atual campeã do Vans US Open of Surfing, Courtney Conlogue. A norte-americana não achou muitas ondas na primeira metade da bateria, mas pegou duas em sequência e ganhou uma folga na liderança, deixando a australiana Zahli Kelly precisando de 8.67 para vencer. Na segunda melhor apresentação de todo o dia , Courtney executou três manobras fortes numa onda maior e arrancou 7.83 dos juízes.

“As condições estão bem legais se você achar a onda certa, mas o início da bateria definitivamente não foi o que eu esperava, porém estou muito feliz por ter conseguido avançar”, disse Courtney que vai pra cima da surfista da Costa Rica, Brisa Hennessy, de olho numa vaga na semifinal.

Courtney também está na briga por mais um título no Vans US Open of Surfing.

Maior nota do dia – A maior nota do sábado foi conquistada por Tessa Thyssen, que fechou o dia de disputas do QS 10000 Feminino com uma nota 8.00, porém nem esse high score a ajudou a vencer a havaiana Malia Manuel.

Tessa fez a nota com um ataque numa direita com fortes manobras. Malia seguiu seu ritmo e passou pra frente. Mesmo precisando de pouco, a francesa pareceu ficar ansiosa e a surfar sem segurança. Tessa até chegou a voltar para a primeira posição, mas a havaiana rapidamente deu o troco, assumiu a liderança e não saiu mais.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Vans US Open of Surfing acontece neste domingo, às 11:30. No dia vão rolar as finais do QS 10000 masculino e feminino.

Assista as disputas ao vivo aqui no Waves.

Vans US Open of Surfing – QS 10000 Feminino

Quartas de final

1 Caroline Marks (EUA) x Courtney Conlogue (EUA)
2 Brisa Hennessy (CRC) x Sally Fitzgibbons (AUS)
3 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Bronte Macaulay (AUS)
4 Sage Erickson (EUA) x Malia Manuel (HAW)

Oitavas de final

1 Carolina Marks (EUA) 11.53 x 10.93 Alyssa Spencer (EUA)
2 Courtney Conlogue (EUA) 14.00 x 9.83 Zahli Kelly (AUS)
3 Brisa Hennessy (CRC) 11.54 x 11.24 Isabella Nichols (AUS)
4 Sally Fitzgibbons (AUS) 12.60 x 12.50 Keely Andrew (AUS)
5 Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.67 x 10.87 Mahina Maeda (JAP)
6 Bronte Macaulay (AUS) 12.17 x 11.30 Stephanie Gilmore (AUS)
7 Sage Erickson (EUA) 12.50 x 11.96 Nikki Van Dijk (AUS)
8 Malia Manuel (HAW) 11.40 x 11.17 Tessa Thyssen (FRA)

Vans US Open of Surfing – QS 10000 Masculino

Quartas de finais

1 Alex Ribeiro (BRA) x Connor O’Leary (AUS)
2 Yago Dora (BRA) x Jorgann Couzinet (FRA)
3 Liam O’Brien (AUS) x Barron Mamiya (HAW)
4 Griffin Colapinto (EUA) x Adriano de Souza (BRA)