Vans US Open

Tati avança na Califa

Tatiana Weston-Webb avança em bateria apertada no segundo round do Vans US Open of Surfing, primeiro QS 10.000 feminino da história.

0
Tatiana venceu na estreia do Vans US Open of Surfing.

Não foi fácil, mas ela avançou. Tatiana Weston-Webb estreou nesta quarta-feira (31) no Vans US Open of Surfing e passou para a terceira fase com a segunda colocação na bateria. Foi mais um dia de ondas fracas, com séries muito demoradas de meio metro em Huntington Beach, Califórnia (EUA), palco dessa que é a primeira etapa da história do QS de nível 10.000 para as meninas.

O duelo da brasileira, que venceu essa competição em 2016 e foi vice em 2017, foi o nono do round 2 e ela teve bastante dificuldade. A japonesa Mahina Maeda ficou na frente com duas notas na casa dos seis pontos e a briga pela segunda vaga ficou acirrada entre a Tatiana, a australiana Kirra-Belle Olsson e a italiana Claire Bevilacqua. No meio do confronto, a brazuca assumiu o segundo posto e, mesmo com um ataque feroz de suas adversárias, manteve a posição e segue viva na prova.

Tatiana passou para a terceira fase.

A atual vice-campeã do Vans US Open of Surfing, a australiana Stephanie Gilmore, também competiu nesta quarta-feira e pulou para terceira fase. O confronto foi morno e a heptacampeã mundial se manteve ativa e conseguiu as notas 6.60 e 5.50 para vencer. “Esse evento do QS é um dos mais importantes do calendário e é ótimo estar aqui. Há uns anos eu me sentia confortável nessas baterias, mas agora tem umas garotas que eu não conheço, fazendo notas altas, elas são determinadas e têm performances espetaculares, por isso não são mais disputas fáceis. Dá pra perceber a progressão do surfe feminino, pois elas ficaram ainda mais determinadas com a equiparação dos prêmios”, disse a heptacampeã mundial, que também faltou sobre o equipamento. “Essa não é a minha prancha mágica, mas é muito boa. Ela é uma 5’10”, o tamanho que normalmente uso. Eu coloquei as quilhas rosas pra combinar, e você sabe, a cor é tudo (risos). Meu shaper é o Darren Handley, o melhor, ele é ótimo”, disse Stephanie sobre sua prancha também de cor rosa.

Melhor do dia – A dona da melhor nota (8.60) e do maior somatório (14.60) do dia foi Vahine Fierro. Na melhor apresentação, a francesa executou uma leve rasgada e duas batidas poderosas em sequência de backside numa direita.

Bronte Macaulay também fez bonito e colocou no somatório a segunda maior nota desta quarta. “O mar está muito inconsistente e difícil, mas achando uma boa onda dá pra fazer uma nota alta”, disse a australiana que conquistou 8.50 pontos numa direita que teve uma forte batida no início, seguida de uma rasgada potente e outra batida no inside.

Próxima chamada – A próxima chamada para as disputas do QS do Vans US Open of Surfing acontece nesta quinta-feira (1), às 11:30h (de Brasília). Assista ao vivo aqui no Waves.

Confira as fotos em nossas próximas atualizações.

Vans US Open of Surfing

Resultados de quarta-feira (31)

7 Stephanie Gilmore (AUS) 12.10 x Hinako Kurokawa (JAP) 9.67 x Sophie McCulloch (AUS) 6.87 x Teresa Bonvalot (POR) 6.67
8 Bronte Macaulay (AUS) 14.17 x Macy Callaghan (AUS) 10.97 x Maud Le Car (FRA) 10.73 x Nao Omura (JAP) 7.67
9 Mahina Maeda (JAP) 13.17 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.60 x Kirra-Belle Olsson (AUS) 10.00 x Claire Bevilacqua (ITA) 9.40
10 Sage Erickson (EUA) 12.64 x Malia Manuel (HAW) 11.77 x Minami Nonaka (JAP) 8.26 x India Robinson (AUS) 8.03
11 Meah Collins (EUA) 12.30 x Nikki Van Dijk (AUS) 11.87 x Paige Hareb (NZL) 11.34 x Ainara Aymat (ESP) 5.50
12 Vahine Fierro (FRA) 14.60 x Tessa Thyssen (FRA) 14.10 x Alessa Quizon (HAW) 10.26 x Holly Wawn (AUS) 4.80

Clique aqui e veja as próximas baterias.