Hawaiian Pro

Filipinho arrasador

Atual campeão do Hawaiian Pro, Filipe Toledo dá show e registra novo recorde de pontos do QS 10.000 em Haleiwa, Havaí.

0
Filipe Toledo estabelece o novo recorde de pontos do Hawaiian Pro.

Como era esperado, um swell com ondas acima de 3 metros chegou ao North Shore havaiano e proporcionou ótimas condições em Haleiwa, palco do Hawaiian Pro, penúltimo QS 10.000 da temporada.

Os brasileiros jogaram duro e chegaram em peso às quartas de final do evento, com Bino Lopes, Mateus Herdy, Jessé Mendes, Miguel Pupo, Filipe Toledo e Deivid Silva.

Destaque para Filipinho, defensor do título da etapa, que arrancou notas 9.50 e 9.60 dos juízes, estabelecendo o novo recorde de pontos do Hawaiian Pro 2018, 19.10 pontos em 20 possíveis.

Bino Lopes rouba a cena na abertura das oitavas.

Na mesma bateria, a briga pela segunda vaga foi intensa e as duas novidades do CT 2019 fizeram suas melhores ondas no fim. Com 8.17, o havaiano Seth Moniz levou a melhor no duelo com Peterson Crisanto, que recebeu 7.77 e precisava de 7.94 para manter o segundo lugar.

Outro grande momento dos brazucas foi a dobradinha entre Bino Lopes e Mateus Herdy, que conseguiu uma virada emocionante nos últimos minutos finais e eliminou o australiano Ethan Ewing.

Em um confronto de alto nível, Bino começou forte e liderou o placar do início ao fim, somando 7.00 e 7.23 nas duas melhores ondas. Uma das vítimas do baiano foi o Top taitiano Michel Bourez, que sempre costuma brilhar em Haleiwa e até mostrou seu power nesta sexta-feira, mas caiu em duas ondas com potencial e ainda perdeu preciosos minutos trocando de prancha na areia.

Mateus Herdy consegue virada espetacular nos minutos finais e avança com Bino.

Na briga pela segunda vaga, Ethan Ewing levava a melhor até os minutos finais, quando Mateus Herdy atacou forte o lip, principalmente em sua segunda batida, jogando muita água pra cima e obtendo a maior nota do confronto (8.17). Com o total de 13.94 pontos, Mateus ficou com a segunda vaga e avançou junto com Bino.

Ainda pelas oitavas de final, Deivid Silva ganhou mais uma bateria em Haleiwa e se mantém em sexto no ranking. O californiano Jake Marshall avançou junto com o brazuca e subiu para o 15º lugar no QS, que no momento está classificando para o CT 2019 até o 12º, Alejo Muniz.

Quem também segue na batalha é Miguel Pupo, que agora está em 16º no ranking. Pupo ficou em segundo lugar no confronto vencido pelo neozelandês Ricardo Christie, que tirou o 7º lugar de Jadson André.

Deivid Silva faz bonito em Haleiwa e segue firme na luta pela classificação ao Tour.

Completando a lista de brazucas classificados às quartas está Jessé Mendes. Com 8.33 e 6.17, o Top da elite mundial venceu o duelo que teve como segundo colocado Kanoa Igarashi, líder do QS. Jessé também ganha posições no ranking da divisão de acesso e segue firme em busca da permanência no Championship Tour.

Previsão das ondas

As ondas tendem a diminuir no sábado, mas podem proporcionar boas condições especialmente pela manhã. Ondas pequenas são esperadas no domingo.

Outra ondulação mediana de noroeste marcha em direção a Oahu e é esperada na terça-feira (20/11), perdendo força nos dias seguintes.

Jessé Mendes manda bem e garante vaga nas quartas.

Quartas de final

1 Bino Lopes (BRA), Seth Moniz (HAV), Jessé Mendes (BRA) e Miguel Pupo (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA), Mateus Herdy (BRA), Ricardo Christie (NZL) e Kanoa Igarashi (JAP)
3 Leo Fioravanti (ITA), Jordy Smith (AFR), Deivid Silva (BRA) e Soli Bailey (AUS)
4 Jack Robinson (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Joel Parkinson (AUS) e Jake Marshall (EUA)

Miguel Pupo também avança no Hawaiian Pro.