Hang Loose Pro Contest

De volta a Noronha

Hang Loose Pro Contest é confirmado para fevereiro, em Fernando de Noronha (PE).

0
Hang Loose Pro Contest é confirmado para fevereiro, em Fernando de Noronha (PE).Daniel Smorigo / ASP South America
Hang Loose Pro Contest é confirmado para fevereiro, em Fernando de Noronha (PE).

O tradicional Hang Loose Pro Contest está de volta a Fernando de Noronha. Depois de muita expectativa, a prova volta a entrar no calendário do Qualifying Series.

O evento foi confirmado pela World Surf League e vai acontecer entre 19 e 24 de fevereiro, na Cacimba do Padre, com 6.000 pontos em jogo para os atletas. Outro atrativo é a premiação de US$ 130 mil, sendo US$ 25 mil ao vencedor.

“Estou muito feliz em anunciar a volta do mais tradicional campeonato mundial de surfe do Brasil para a melhor onda do País, na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha. Graças ao apoio do Governo de Pernambuco, conseguimos retornar em grande estilo, com um QS 6.000, que trará os melhores surfistas do mundo para os tubos da Cacimba do Padre, com certeza”, diz Álfio Lagnado, proprietário da Hang Loose.

Diretor geral da WSL South America, Xandi Fontes, também comemora o retorno do evento para Noronha, por sua tradição, qualidade de ondas e, sobretudo, pela data escolhida, no início da temporada, colaborando diretamente para a ascensão dos atletas no ranking.

“É muito importante voltarmos a abrir o calendário da WSL com uma etapa tão importante e especial como Noronha, com importantes pontos para os nossos atletas logo no início da temporada e com ondas perfeitas”, reforça Fontes.

Parte importante da história e do fortalecimento do surfe no Brasil, o Hang Loose Pro Contest começou a ser disputado ainda em 1986, na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Depois passou pela Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP), e em 96 chegou ao Nordeste, onde foram realizadas 17 edições, sempre em Pernambuco, sendo 13 em Noronha, quando a disputa se tornou ainda mais emblemática e desejada por todo o cenário envolvido.

No arquipélago, foi realizada de 2000 até 2012 ininterruptamente. Depois disso, o evento retornou em 2016, para comemorar os 30 anos da disputa inicial, novamente em Floripa, e no ano seguinte foi a vez de Maresias, em São Sebastião (SP), outro pico badalado e que recebeu o Hang Loose Pro Contest três vezes. Até hoje, foram 31 edições, tendo o ícone australiano Tom Carroll como bicampeão em 87 e 88.

O primeiro brasileiro a vencer foi o paraibano Fábio Gouveia, em 90, no Guarujá. Também entraram para a galeria de bicampeões da etapa, Nick Wood, também da Austrália, com duas conquistas em Pitangueiras, em 91 e 92, e o paranaense Peterson Rosa, em 95, no mesmo palco e 99, em Maresias.

A última vez que o Hang Loose Pro Contest passou pelo arquipélago de Noronha foi em 2012, com vitória do paulista Miguel Pupo. Na ocasião, a prova foi válida como etapa Prime do QS (hoje QS 10.000).

Campeões do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha:

2012 – 1º Miguel Pupo (SP) / 2º Jean da Silva (SC)
2011 – 1º Alejo Muniz (SC) / 2º Dion Atkinson (AUS)
2010 – 1º C. J. Hobgood (EUA) / 2º Raoni Monteiro (RJ)
2009 – 1º Bruno Santos (RJ) / 2º Raoni Monteiro (RJ)
2008 – 1º Raoni Monteiro (RJ) / 2º Gabe Kling (EUA)
2007 – 1º Aritz Aranburu (ESP) / 2º Leandro Bastos (RJ)
2006 – 1º Jean da Silva (SC) / 2º Gabe Kling (EUA)
2005 – 1º Bobby Martinez (EUA) / 2º Dunga Neto (CE)
2004 – 1º Warwick Wright (AFR) / 2º Marcelo Nunes (RN)
2003 – 1º Neco Padaratz (SC) / 2º Bobby Martinez (EUA)
2002 – 1º Victor Ribas (RJ) / 2º Guga Arruda (SC)
2001 – 1º Fábio Silva (CE) / 2º Wilson Nora (BA)
2000 – 1º Guilherme Herdy (RJ) / 2º Renatinho Wanderley (SP)