QS em Arica

Brasileiros seguem em frente

Jerônimo Vargas, Vitor Mendes e João Chianca avançam em dia de poucas baterias no QS 3000 Chile.

0
Jerônimo Vargas vence primeira bateria do dia.

A sexta-feira amanheceu com ondas menores em El Gringo, com séries pouco maiores de 1 metro e as direitas também funcionando no pico de esquerdas, para a continuação do QS 3.000 Maui and Sons Arica Pro Tour no Chile.

As condições do mar estavam difíceis e logo entrou o vento maral afetando a formação dos tubos, com a competição sendo suspensa após a quinta bateria do dia. Foram realizadas as três que faltavam para fechar a terceira fase e as duas primeiras da quarta rodada, com a terceira ficando para abrir o sábado, às 7 horas no Chile.

Na primeira do dia, o big rider carioca, Jerônimo Vargas, achou boas direitas para estrear com vitória no Desafio de Arica em El Gringo. Ele nem estava entre os favoritos para vencer essa bateria, mas a nota 7.00 recebida num belo tubo, lhe garantiu o primeiro lugar por 12.00 pontos.

Na briga pela segunda vaga, a promessa australiana Jack Robinson, campeão do QS 1500 de Iquique encerrado no último fim de semana também no Chile, somou duas notas na casa dos 5.00 pontos para superar o ex-top do CT, Wiggolly Dantas, e o mexicano Jhonny Corzo.

Vitor Mendes garante vaga no quinto round.

“Eu sabia que tinha que pegar duas ondas boas, porque os outros surfistas da bateria, o Jack (Robinson), o Wiggolly (Dantas) e o Jhonny (Corzo), são três big riders bons de tubos também”, diz Jerônimo Vargas.

“Eu tinha que pegar a melhor onda para vencer eles, então vi que as direitas tinham potencial, acreditei nelas e foi ali que consegui ganhar. A primeira bateria do dia é sempre mais complicada, a gente tá despertando ainda, o mar também, e as condições nos outros dias só iam melhorando no decorrer do dia. Felizmente, consegui achar umas direitas boas para passar em primeiro essa minha primeira bateria aqui”.

Na sequência, o francês Nomme Mignot e o australiano Nick Callister se classificaram na penúltima bateria da terceira fase e a última foi vencida pelo havaiano Torrey Meister, que no QS 1500 de Iquique ganhou a primeira nota 10 do ano em etapas do WSL Qualifying Series na América do Sul esse ano, nas ondas de La Punta, no norte do Chile. O espanhol Aritz Araburu, que já fez parte da elite mundial da World Surf League, passou junto com ele.

A quarta fase foi iniciada em seguida com vitória brasileira do paulista Vitor Mendes, que começou bem a bateria com nota 6.83 e totalizou 11.16 pontos. Dois chilenos ficaram brigando com o português Nic Von Rupp, pela segunda vaga para a rodada classificatória para as quartas de final do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour. Com uma nota 5.67 na última onda, Danilo Cerda avançou e Manuel Selman foi eliminado junto com o português.

Australiano Jacob Willcox anota os recordes da sexta-feira.

Depois, o australiano Jacob Willcox foi o único a superar os 12.00 pontos do brasileiro Jerônimo Vargas na bateria que abriu a sexta-feira no Chile. Isso mostra toda a dificuldade que os surfistas encontraram para competir no mar pequeno em El Gringo. Willcox ainda achou alguns tubos e manobrou forte também para somar duas notas 6.17 no placar de 12.34 pontos. A disputa pela segunda vaga da bateria ficou concentrada em dois brasileiros do Rio de Janeiro e João Chianca foi um pouco melhor do que Pedro Neves e o mexicano Sasha Donnanno.

“Hoje as ondas estão menores, mas ainda é possível pegar uns tubos rápidos no inside e o evento está muito legal, as pessoas são bem amigáveis e as ondas são incríveis”, diz Jacob Willcox. “El Gringo me lembra alguns picos que tenho lá em casa (no oeste da Austrália), então me senti bem confortável lá fora e a esperança é de chegar um swell maior no fim de semana. Eu gostaria de agradecer a todos os surfistas locais, porque sei como é difícil quando as ondas estão boas no seu pico e tem um campeonato rolando, então obrigado pela oportunidade”.

Depois dessa bateria, a comissão técnica decidiu paralisar a competição porque as condições estavam realmente bem difíceis para competir e o próximo confronto era o dos dois peruanos que decidiram o título em El Gringo no ano passado.

Visual do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour.

Com isso, a bateria do campeão Tomas Tudela e do vice Alvaro Malpartida, com o norte-americano Jordy Collins e o brasileiro Samuel Igo, ficou então para abrir o sábado no Chile.

O QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour é transmitido ao vivo de El Gringo pelo site da WSL.