Azores Pro

Luel sobe o nível

Em dia de apenas seis baterias realizadas, Luel Felipe avança com direito à maior nota de todo o QS 6.000 dos Açores, Portugal.

0
Luel Felipe é o recordista do Azores Airlines Pro 2019.

Luel Felipe elevou o nível de surfe no QS 6.000 de Açores, em Portugal. Nesta sexta-feira (20) de apenas seis baterias realizadas, o brasileiro avançou para o round 3 com direito à maior nota do Azores Airlines Pro: 8.93 pontos.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O dia amanheceu com ondas de meio metro lisas por um fraco vento terral, porém, pouco tempo depois, o maral passou a soprar e ganhou intensidade rapidamente, forçando a paralisação da prova, que depois foi retomada apenas para finalizar o segundo duelo do terceiro round.

Luel competiu numa das quatro últimas disputas da segunda fase que foram realizadas nesta sexta-feira, e começou forte, com 6.83 pontos. Tomas Hermes também estava se classificando, quando o português Vasco Ribeiro conquistou 8.17 e jogou Luel para segundo e Tomas para terceiro. Mas o pernambucano soltou as manobras pra anotar 8.93, reassumiu a liderança e venceu. Tomas, que precisava de uma nota quase excelente, acabou eliminado em terceiro, com o japonês Shun Murakami em quarto.

“Estou me divertindo muito aqui todos os dias nos Açores com meus amigos”, disse Luel Felipe. “Com duas pontuações decentes, consegui sentar e esperar por uma boa, e ela veio, então fiquei amarradão. As ondas são super divertidas e parecidas com as que tenho em casa, então me sinto abençoado por estar de volta aqui competindo e passando baterias”.

Tomas Hermes está fora do evento.

Na bateria seguinte, a última do round 2, Miguel Pupo venceu e também foi pra fase dos 48 melhores do evento, que começou com Alex Ribeiro sofrendo uma virada nos últimos instantes e se despedindo da prova.

O segundo confronto do round começou, mas foi paralisado pouco depois da metade por causa do forte vento maral. Até esse momento, Victor Bernardo estava meio perdido no mar balançado da praia de Santa Barbara. Porém, pouco menos de uma hora depois, os surfistas voltaram para a água e então o paulista achou duas ondas perto do fim e se tornou o primeiro brazuca classificado para a fase 4.

Após o confronto, Victor falou com o Waves. “A bateria foi bem diferente, única bateria da minha vida que parou na metade e que eu voltei pra água depois. Mas isso só me ajudou, pois estava mal na bateria, mal posicionado. Então saí e falei com meus amigos, me reposicionei, cheguei na água e consegui fazer duas notas que me fizeram passar. Estou amarradão! Espero continuar com as boas performances e seguir avançando. É bateria por bateria. Quero agradecer a todos pela torcida, aos meus patrocinadores e vamos nessa!”, disse o brasileiro.

Victor Bernardo em ação no Azores Airlines Pro 2019 (foto da quarta-feira).

Eliminações – Esta sexta-feira teve quatro eliminações brasileiras. Lucas Silveira, Ian Gouveia e Tomas Hermes saíram no segundo round e Alex Ribeiro no terceiro.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Azores Airlines Pro acontece neste sábado, às 4:15 no horário de Brasília.

Assista às disputas ao vivo aqui no Waves.

A competição vai ser reiniciada com uma bateria entre Samuel Pupo, Wiggolly Dantas, Marcos Correa e o francês Timothee Bisso. Além dos três, outros seis brasileiros ainda vão competir pela fase 3: João Chianca, Renan Pulga, Lucas Vicente, Krystian Kymerson, Luel Felipe e Miguel Pupo.

Previsão das ondas – A previsão indica que o mar vai ganhar bastante força no fim de semana nos Açores. No sábado, o vento vai continuar soprando forte de maral e as ondas podem passar de 1,5 metro. No domingo, o mar perde um pouco de força, mas o vento vai mudar de direção e as finais vão rolar em direitas e esquerdas mais de 1 metro de altura.

Round 2
Baterias desta sexta-feira

21 Evan Geiselman (EUA) 12.37 x Billy Stairmand (NZL) 10.73 x Eithan Osborne (EUA) 10.60 x Ian Gentil (HAV) 9.90
22 Te Kehukehu Butler (NZL) 15.00 x Cole Houshmand (EUA) 13.16 x Leon Glatzer (ALE) 10.40 x Ian Gouveia (BRA) 9.30
23 Luel Felipe (BRA) 15.76 x Vasco Ribeiro (POR) 13.74 x Tomas Hermes (BRA) 11.84 x Shun Murakami (JAP) 11.10
24 Miguel Pupo (BRA) 13.33 x Michael February (AFR) 12.40 x Noe Mar McGonagle (CRC) 10.70 x Lucas Silveira (BRA) 10.26

Round 3

1 Tristan Guilbaud (FRA) 11.83 x Jackson Baker (AUS) 11.60 x Alex Ribeiro (BRA) 11.26 x Nolan Rapoza (EUA) 9.27
2 Beyrick De Vries (AFR) 11.77 x Victor Bernardo (BRA) 11.66 x O’Neill Massin (TAH) 8.93 x Mihimana Braye (TAH) 6.80

Próximas baterias

3 Jake Marshall (EUA) x Frederico Morais (POR) x Ruben Vitoria (ESP) x Jack Robinson (AUS)
4 Samuel Pupo (BRA) x Wiggolly Dantas (BRA) x Timothee Bisso (FRA) x Marcos Correa (BRA)
5 Carlos Munoz (CRC) x Maximie Huscenot (FRA) x Alonso Correa (PER) x Afonso Nunes (POR)
6 Nicholas Squiers (AUS) x Kei Kobayashi (EUA) x Gatien Delahaye (FRA) x Matt Banting (AUS)
7 Jorgann Couznet (FRA) x John Mel (EUA) x Joshua Moniz (HAV) x João Chianca (BRA)
8 Mitch Crews (AUS) x Hiroto Ohhara (JAP) x Renan Pulga (BRA) x Nat Young (EUA)
9 Liam O’Brien (AUS) x Reef Heazlewood (AUS) x Lucas Vicente (BRA) x Luke Gordon (EUA)
10 Dylan Lightfoot (AFR) x Keanu Asing (HAV) x Krystian Kymerson (BRA) x Connor O’Leary (AUS)
11 Evan Geiselman (EUA) x The Kehukehu Butler (NZL) x Vasco Ribeiro (POR) x Michael February (AFR)
12 Billy Stairmand (NZL) x Cole Houshmand (EUA) x Luel Felipe (BRA) x Miguel Pupo (BRA)