MB Surf Pro

Jihad e Camila no topo

Jihad Khodr e Camila Cássia vencem etapa do Circuito Profissional Brasileiro da Abrasp na Ilha do Mel (PR).

0
Jihad Khodr domina categoria masculina do MB Surf Pro nas boas marolas Praia Grande.

Etapa do Circuito Brasileiro Profissional, o MB Surf Pro 2019 aconteceu nos dias 13 e 14 de julho na Praia Grande, Ilha do Mel (PR). Com ondas pequenas, sol e um caloroso público que presenciou disputas intensas e acirradas na etapa de maior premiação e pontuação da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) neste ano.

Com uma estrutura completa, os atletas tiveram todo o suporte para se superarem e esquentar o inverno do litoral paranaense. O resultado é a satisfação dos atletas que viveram um clima de alto astral e profissional na busca dos R$ 40 mil distribuídos para os homens e mulheres, que fizeram história num evento marcado pelo empoderamento feminino na igualdade de gênero.

A final feminina contou com um time de peso e elevou o nível da disputa. A local Nathalie Martins, campeã sul-americana da WSL, tinha a torcida a seu favor, mas quem começou a ditar o ritmo da bateria decisiva foi a cearense radicada no Rio de Janeiro Yanca Costa. Ela abriu sua apresentação com 7.00 pontos e mexeu com a atual campeã brasileira, Camila Cássia, de Ubatuba (SP), que foi atrás de uma recuperação incrível.

Sua conterrânea Juliana Meneguel não teve a mesma sorte, mesmo assim garantiu a terceira colocação, superando Nathalie Martins que acabou em quarto lugar. Mesmo com a maior nota da final, Yanca Costa não conseguiu trocar sua segunda onda e terminou como vice-campeã. Já Camila foi a mais consistente e dominou a final após encontrar boas ondas e desferir manobras vencedoras. Com a vitória no MB Surf Pro a ubatubense dá um passo largo para o possível bicampeonato profissional brasileiro da Abrasp.

As emoções permaneceram intensas na final masculina. A dupla de Matinhos (PR) Edson de Prá e Jihad Khodr, detentor do título do MB Surf Pro 2018, tinham a tarefa de uma dobradinha paranaense no pódio, mas teriam pela frente o instigado paulista Luciano Brulher e o catarinense Caetano Vargas, que vinham se destacando desde as primeiras baterias do evento.

Camila Cássia vence entre as mulheres na primeira etapa com igualdade de premiação promovida pela Abrasp.

Estratégico e cirúrgico, Jihad Khodr – bicampeão brasileiro de surfe profissional, colocou toda a sua experiência em jogo e não deu chances aos seus adversários, confirmando o favoritismo da etapa e sendo o grande campeão. Brulher fez de tudo, inclusive o único aéreo da final, mas não conseguiu nota suficiente encerrando a etapa na vice-colocação. Já Caetano Vargas e Edson de Prá não acharam as mesmas ondas de suas baterias anteriores. Caetano ficou na terceira colocação e Edson no quarto lugar.

Após o anúncio de campeão do MB Surf Pro 2019, Jihad Khodr realizou mais um feito inédito na história do surfe brasileiro profissional. Ao invés de ser levado por um jet-ski, o campeão acabou dando uma volta olímpica de lancha, pilotado pelo surfista local da Ilha do Mel Rodrigo Cordeiro, que assistia a final embarcado. O ritual continuou na areia, com Jihad sendo carregado pelos amigos e ovacionado na praia.

E com uma bela mensagem mostrou o verdadeiro espírito do surfe: “Todo surfista é igual, todo surfista deve reconhecer que não é preciso vencer, não é preciso de resultado e não precisa aparecer! O que a gente precisa é se conhecer para poder amar um irmão ou outro irmão. Aqui é um templo sagrado, muito mais do que qualquer catedral feita por um homem. É o mar, com o sol que nasce, com a lua, com a força da Natureza. Essa é a mensagem do surfe até velhinho, pois para surfar até velhinho, precisa ser um bom menino. Eu já sou Master, essa não é nem mais a minha categoria e graças a Deus, com muito amor, muita consciência e muito amadurecimento entro numa nova fase da vida. Deus não é religião, é a religação com todos e com tudo. Obrigado”, diz o campeão do MB Surf Pro 2019.

Lembrado como o prefeito mais surfe do litoral paranaense, Marcelo Roque deixou seu agradecimento. “O MB Surf Pro 2019 movimentou o fim de semana em Nova Brasília na Ilha do Mel, parabéns aos vencedores , aos organizadores e a todos os envolvidos. É sempre positivo receber eventos como este, que fomentam o turismo gerando emprego e renda. Agradeço a homenagem que recebi a Comenda de Ouro do Surfe Paranaense e que tenhamos mais eventos esportivos como o surfe”, afirma o Prefeito de Paranaguá.

Estrutura de mais uma etapa do Brasileiro Profissional na Ilha do Mel.

“Quero agradecer a Abrasp, Federação Paranaense de Surf, a Aspar e todas a sua diretoria, ao IAP, a Equipe da MB Marketing, ao shopping Estação Mall, D’Vicz Sorvetes, as Secretarias municipais, todas as Pousadas, a Iguá Saneamento, e a Paranaguá Saneamento, Grajagan Surf Resort que sediou o evento comandanda pelo meu amigo Zeco Hauer, todos empenhados para fazermos um grande evento. Sem contar ao apoio incondicional do Prefeito eleito como o mais surfe do Litoral Paranaense; Marcelo Roque e ao Legislativo representado pelo Vereador Nilo Monteiro. Muito obrigado a todas as mídias que ajudaram a divulgar esse evento”, enfatiza o Tour Manager da MB Marketing, Antonio Maninho Barbosa.

Atrativos A “Gincana Ecológica Paranaguá Saneamento” focada na preservação e conscientização do Meio Ambiente, contou com a estrutura pedagógica das ONG’s KDOC – Keep da Ocean Clean, Parceiros do Mar e Eco Local Brasil. Fizeram a limpeza da praia Grande e todo o resíduo gerado pelo campeonato, foi encaminhado para a transformação de produtos sustentáveis que retornarão para a comunidade.

“A Gincana Ecológica Paranaguá Saneamento foi uma das atrações que integraram a programação do MB Surf Pro 2019. A ação contou com o público na ação de realização de limpeza da Praia Grande durante o final de semana da competição, teve como objetivo destacar a importância da preservação ambiental, bem como promover a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável”, destacou o Diretor Operacional, João Roberto Moraes.

Já o “Espaço Bem Estar”, liderado pelas fisioterapeutas Cecilia Rockenback e Stephanie Barcelos, ofereceu um tratamento especial de relaxamento e massagem. Além de técnicas com ventosas e terapia oriental aos atletas que também tiveram frutas e muito líquido para hidratação na área VIP montada nos dois dias de competição.

Festa Típica Durante o mês de julho acontece o evento gastronômico, musical e cultural com a 25ª edição da Festa da Tainha que vai até o dia 28 de julho, no trapiche de Nova Brasília, realizada pela ANIMPO – Associação dos Nativos da Ilha do Mel – Raia Grande a Ponta do Oeste. Além de comida típica, a festividade conta com standup comedy, fandango, forró, bingo, desfile da rainha da festa e shows de bandas convidadas.

O MB Surf Pro 2019 contou com o patrocínio da Paranaguá Saneamento, concessionária de água e esgoto no município de Paranaguá e na Ilha do Mel, Grajagan Surf Resort, Prefeitura Municipal de Paranaguá, através da SECULTUR, Esporte, Meio Ambiente, Segurança Pública, Secretaria de Comunicação de Paranaguá e SEMTRA, ABRASP, FPS, IAP, ABALINE, ANIMPO, Secretaria de Educação e Esporte do Paraná, Canfield Pranchas de Surf, Shopping Estação Mall, D’Vicz Sorvetes, Favretto Paineis, Paranaguá Ambiental, Barca Ju’Cris, Audio Bom Som e Iluminação, W7 Films, REM Paineis, Morit Corretora de Seguros, ONG KDOC, ONG ECO Local Brasil, Consciência Brasil, Clínica Cecília Rockenback e Agência de Publicidade DMN Comunicação e Marketing.

Resultados

Masculino

1 Jihad Khodr (PR)
2 Luciano Brulher (SP)
3 Caetano Vargas (SC)
4 Edson de Prá (PR)
5 Fabio Martins (PR)
5 Gustavo Ribeiro (SP)
7 João Paulo Abreu (SC)
7 Nacho Gundensen (ARG)

Feminino

1 Camila Cassia (SP)
2 Yanca Costa (RJ)
3 Juliana Meneguel (SP)
4 Nathalie Martins (PR)
5 Julia Santos (SP)
5 Açucena Vaz (SP)
7 Luara Mandelli (PR)
7 Gabriely Vasque (PR)