Catarinense Profissional

Ajustes finais na Joaca

Com previsão de boas ondas, início do Floripa Surf Pro rola neste sábado (23) na praia da Joaquina (SC).

0
Praia da Joaquina volta a receber um grande evento do surfe nacional.

Com lotação quase esgotada, a organização confirmou para este sábado (23) o início do Floripa Surf Pro 2019, válido pela etapa de abertura do Circuito Profissional Catarinense. A previsão aponta ondas excelentes para um final de semana de muitas atrações na praia da Joaquina.

As ondas se mantiveram com boa formação durante a semana, mas a força do vento sul que soprou na última quinta-feira (22) prejudicou as condições na Joaquina. Assim, a direção de prova definiu para sábado o início do campeonato.

Mais de 80 competidores de todo o país confirmaram presença na etapa, que vale 1.500 pontos para os rankings dos circuitos Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) desta temporada.

“Esse evento é muito importante, pois coloca o surfe profissional do Brasil de volta a um dos principais palcos do esporte no país. A praia da Joaquina tem história, e Florianópolis é uma experiência única para o surfista. Precisamos dessa energia no caminho do fortalecimento do atleta profissional e do circuito brasileiro”, comenta Pedro Falcão, diretor executivo da Abrasp.

Ajustes finais O início da competição está marcado para sábado, a partir das 8 horas da manhã. “Será um evento sensacional dentro e fora da água, com profissionais de primeira. Na equipe ténica teremos Luiz Antonio Dantas, juíz que faz parte do quadro internacional da WSL, além dos experientes árbitros que julgam eventos pelo Brasil e pelo mundo”, revela Cristiano Melo, presidente da ASJ (Associação de Surf da Joaquina).

A diretoria da ASJ (Associação de Surf da Joaquina) está monitorando a ondulação através dos graficos, que apontam excelentes condições para a disputa, com ondas de boa formação na faixa 1,5 metro na série no litoral catarinense.

Talento local, João Godoy, 18, é uma das novas caras do surfe brasileiro profissional.

Muitas caras novas do surfe profissional brasileiro estarão em ação na Joaquina. Um deles é o local João Godoy, 18 anos, que não esconde a ansiedade de competir em casa diante da torcida. “Muito bom ver a ASJ trabalhando para reerguer o surfe nacional, e poder fazer parte disso. Existe uma certa pressão por estar em casa, mas ao mesmo tempo vou estar em um dos lugares que mais amo e onde me criei. Darei o melhor de mim a cada onda em busca de um bom resultado”, destaca jovem talento da Joaquina.

Resgate aos velhos tempos Realizar no mesmo final de semana uma competição de surfe com shows ao vivo na praia, remete à memória de muitos que viveram naquela época, os antigos festivais que aconteceram na década de 70 em Floripa, na praia da Joaquina.

O projeto “O surf invade Floripa na semana de seu aniversário” resgata um pouco dessa áurea do passado, unindo esporte, lazer e cultura num mesmo espaço, e nada melhor que a Joaquina pra receber essa festa.

A abertura oficial do Floripa Surf Pro 2019 começa nessa sexta-feira (22), no A Toa na Joa, a partir das 19 horas. A música eletrônica vai invadir a praia da Joaquina, com um line-up repleto de Djs do gênero embalando a noite na costa leste da ilha.

Cartaz do Floripa Surf Pro 2019.

No final de tarde do sábado após terminar o dia de competição, grupos folclóricos da ilha se apresentarão no palco montado na praia, e levarão mais da cultura nativa ilhéu ao público presente, fechando com a apresentação de Djs na sequência.

O encerramento da competição e das comemorações pelo aniversário da cidade será no domingo, que também marca o final da temporada de verão em Florianópolis. Após o campeão do Floripa Surf Pro 2019 ser conhecido, será a vez das bandas Marley in Concert, Reis do Nada e Armandinho sacudir a Joaca. Será uma festa imperdível, que promete entrar na história da Ilha.

O Floripa Surf Pro 2019 tem a apresentação da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Patrocínio: Fundação Municipal de Esportes, Restaurante Pedra Careca, Goola do Açai e A Toa na Joa. Apoio: Silverbay, Restaurante Maurílio, Joaquina Beach Hotel, Layback Cofee, Aktion Paz e Cris Hotel. Realização: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf). Supervisão técnica: ASJ (Associação de Surf da Joaquina) e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).