Pena Paracuru Pro

Adriano de Souza crava o 10

Homônimo do Top brasileiro, Adriano de Souza anota os recordes do primeiro dia do Pena Paracuru Pro no Ronco do Mar.

0
Adriano de Souza faz bonito na categoria Sub 14 do Pena Paracuru Pro.

Válido pela primeira etapa do Circuito Cearense de Surf e pelo Abrasp Tour, o Pena Paracuru Pro teve início nesta sexta-feira (15) na praia do Ronco do Mar. A competição marca os 30 anos de existência do circuito estadual e acontece até este domingo no município de Paracuru.

Clique aqui para ver as fotos

A primeira categoria a entrar na água foi a Sub 14. Logo na terceira bateria da primeira fase, o surfista local Adriano de Souza cravou notas 10 e 8.50, contabilizando a maior nota e o maior somatório do dia. Ele foi o destaque do dia e fez valer o homônimo ao campeão mundial Mineirinho.

“A nota 10 foi animal! Eu não estava esperando, mas ela veio. Peguei uma onda e mandei várias manobras fortes. Estou amarradão!”, declara Adrianinho, como é mais conhecido em Paracuru. “Como passei também na Sub 16, meu foco agora é ganhar as duas categorias, já que comecei bem, com o maior somatório do evento. Vamos com tudo para as próximas baterias”, acrescenta o cearense.

Garantiram vaga na Final da categoria Sub 14 os atletas Adriano de Souza, Guilherme Lemos, o também surfista local Pedro Rian e o potiguar Adalto Sena.

Na sequência foi a vez dos atletas da Sub 16 entrarem em ação também definindo os nomes que disputarão mais uma final. São eles Italo Oliveira, Kauê Ferreira, Adriano de Souza e o potiguar Adauto Sena.

Entre os aspirantes a astros do surfe da Sub 18, destaque para Lucas Bezerra, atual campeão cearense nas categorias Mirim e Júnior, que já garantiu vaga em mais uma final e também compete em outras categorias.

Atual campeão cearense Mirim e Júnior, Lucas Bezerra garante vaga na final Sub 18.

“A expectativa para competir aqui em Paracuru era muito grande. É a primeira etapa então quero começar bem o ano e para isso estou muito focado e determinado para buscar o bicampeonato nessa categoria”, diz Bezerra.

“Ano passado eu fiquei em 13º no ranking da Profissional e esse ano o objetivo é ficar entre os dez melhores. Já a categoria Open eu aproveito pra treinar, me divertir. Paracuru é um paraíso, as ondas aqui são muito boas e por isso, é quase impossível você surfar com apenas mais três na água. Então eu aproveito o campeonato para desfrutar do privilégio de surfar essas ondas sem crowd”, declara.

Na Sub 18 as cobiçadas vagas na final ficaram para o atual campeão estadual dessa categoria, Lucas Bezerra, o surfista local Thiago Eduardo, Luiz Felipe e o potiguar Derick Vitor.

As apresentações das pequenas estrelas da Sub 12 concluíram a primeira fase das categorias de base, também definindo seus finalistas: Guilherme Lemos, Fernando Alves, Ricardinho (RN) e Victor Eduardo.

Derek Vitor decola nas boas ondas do Ronco do Mar.

A missão de fechar o primeiro dia de disputas do Pena Paracuru Pro ficou por conta dos atletas da Open, a categoria mais disputada entre os amadores, que teve duas fases disputadas nesse primeiro dia do evento, consolidando o show de surfe para os árbitros e público presente.

Para o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o evento já era um sucesso total antes mesmo de entrar na água hoje. Com mais de 200 inscritos e com vagas esgotadas três dias antes do início da competição e atletas visitantes vindos de 9 estados da federação (todos do Nordeste com exceção de Sergipe e Bahia, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo) a expectativa é de uma grande festa para o início das comemorações dos 30 anos do Circuito Cearense de Surf.

“Estamos muito felizes com a adesão maciça dos atletas, que pela primeira vez, efetivaram suas vagas bem antes do início da competição. Isso mostra credibilidade e confiança no nosso trabalho, que esse ano está só começando. Temos quatro etapas previstas para o circuito onde celebraremos ao longo do ano, a longevidade e o sucesso do circuito mais antigo do Brasil que desde 1989 nunca sofreu interrupção, por motivo algum. Isso pra gente é um legado e motivo de muito orgulho”, comenta o dirigente.

Estrutura do Pena Paracuru Pro 2019.

Sábado As baterias deste sábado começam a todo vapor a partir das 8 horas com as duas primeiras fases da principal categoria do evento, a Profissional, seguidas pelas semifinais das categorias Sub 8, Feminino Júnior, Master, Feminino Open, a fase três da Profissional, terminando o dia com a primeira fase da categoria Longboard.

O Pena Paracuru Pro é transmitido ao vivo pelo Waves.