Billabong Pipe Masters

Primeiro round encerrado no Havaí

Primeira fase encerrada em condições ruins e fora dos padrões de Pipe. Italo avança e Ian encara repescagem.

22
Italo Ferreira arrisca bonito nos aéreos.
Apenas as três baterias restantes do primeiro round do foram pra água neste sábado no North Shore de Oahu, Havaí, pelo Billabong Pipe Masters 2017. As ondas variaram entre 1,5 e 2 metros de face nas séries, com formação ruim e completamente diferentes dos padrões esperados para Pipeline. Ondulações vindas de diversas direções misturadas fizeram com que os competidores buscassem suas ondas desde as bancadas de Off The Wall até Gums.


Clique aqui para ver as fotos

O tricampeão mundial Mick Fanning foi derrotado por Italo Ferreira na terceira e última bateria do dia, com o português Frederico Morais na terceira colocação. Fanning abriu a bateria com nota 5.27, mas Italo deu o troco com 7.83 pontos. Em uma batalha pela melhor nota de backup em meio às difíceis condições, o brasileiro levou a melhor com mais uma nota 5.57, contra apenas 2.10 de Fanning, além de um arriscado aéreo completado com sucesso no final da bateria.

“Já tive muitos momentos bons aqui no Havaí. Tive bons resultados em Haleiwa e Sunset também. Agora é Pipe e estou muito feliz em competir este evento novamente, mais especial ainda por ser do meu patrocinador (Billabong). Feliz também por competir contra o Mick e o Frederico, porque esses caras realmente puxam o nível lá pra cima”, confessou Italo Ferreira.

“Lá fora está muito difícil, mas eu treinei em todas as condições, grande, pequeno, mexido. Infelizmente não era o Pipe ou o Backdoor que a galera esperava, mas deu pra todo mundo sair feliz”, complementou Italo Ferreira.

Ian Gouveia entrou em ação logo na primeira bateria do dia e arriscou tudo no seu arsenal e variação de aéreos, porém acabou ficando com a terceira colocação em uma bateria vencida pelo australiano Adrian Buchan. O havaiano Sebastian Zietz ficou com a segunda colocação, e assim como o brasileiro irá enfrentar a repescagem. Para conquistar sua reclassificação para a elite em 2018, Ian precisa chegar pelo menos à semifinal.

Ian Gouveia irá encarar a repescagem no Billabong Pipe Masters.

Quando a competição retomar, Gabriel Medina será o primeiro a entrar na água e disputará a repescagem contra o havaiano Dusty Payne. Somente a vitória interessa ao brasileiro na corrida pelo título mundial.

Uma nova chamada acontece neste domingo (17/12) às 15:30 (horário de Brasília).

Previsão das ondas – Neste domingo e segunda-feira, a previsão aponta a possibilidade de uma ondulação de Noroeste, com intensidade moderada e ventos mais leves.

Veja abaixo como estão as condições do mar em Pipeline, ao vivo:

Billabong Pipe Masters 2017

Primeira fase:

Round 1, Billabong Pipe Masters 2017

Repescagem:

Round 2, Billabong Pipe Masters 2017

Confira as chances matemáticas dos candidatos ao título:

– Se John John for primeiro ou segundo, garante o título mundial;

– Se John John for terceiro ou quinto, Medina precisa vencer a etapa para conquistar o título;

– Se John John for nono, Medina precisa do segundo lugar e Jordy da vitória;

– Se John John for 13o ou 25o, Medina precisa do quinto lugar, Jordy do segundo e Julian Wilson da vitória

Clique aqui para ver todos os cenários possíveis