Jogos Pan-Americanos

Embarque para o Peru

Delegação brasileira chega ao Peru para as históricas estreias do surfe, longboard e SUP nos Jogos Pan-Americanos.

0
Delegação brasileira no embarque ao Peru. Da esq. para a dir.: Wenderson Biludo, Luiz Diniz, Robson Santos, Karol Ribeiro, Nicole Pacelli e Chloé Calmon (de pé); Lena Ribeiro e Vinnicius Martins (agachados).

Os atletas da equipe brasileira já desembarcaram no Peru para as estreias do surfe, longboard e SUP nos Jogos Pan-Americanos de Lima. A competição começa nesta segunda-feira (29) e será disputada nas ondas de Punta Rocas.

O paulista Robson Santos e a fluminense Karol Ribeiro representam o País no surfe, enquanto Chloé Calmon e Wenderson Biludo estão escalados no longboard. Luis Diniz e Nicolle Pacelli (SUP Wave), Lena Ribeiro e Vinnicius Martins (SUP Race) completam o time.

No surfe, a competição é qualificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O campeão de cada categoria (masculino e feminino) garante uma vaga no Japão, desde que esteja elegível, já que o Pan-Americano é a terceira prioridade no sistema de qualificação (confira os critérios aqui).

No total, cerca de 6.500 atletas de 41 países são esperados nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. É um dos maiores eventos do mundo depois das Olimpíadas. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (26).

“A ISA está orgulhosa em ver o surfe aparecer pela primeira vez neste ciclo olímpico. Os Jogos Pan-Americanos são um trampolim e certamente um indicativo da importância, popularidade e do valor deste esporte”, comenta Fernando Aguerre, presidente da ISA (International Surfing Association).

Cronograma do surfe, SUP e longboard nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019:

29 de julho surfe e longboard
30 de julho surfe
31 de julho surfe, longboard e SUP surfing
1 de agosto surfe, longboard e SUP surfing,
2 de agosto surfe, longboard e SUP surfing
3 de agosto surfe, longboard e SUP surfing
4 de agosto SUP racing, surfe, longboard e SUP surfing

Colaborou Fabio Maradei