Teahupoo 2024

ISA apoia decisão

Responsável pela inclusão do surfe nas Olimpíadas, ISA declara apoio à escolha de Teahupoo como sede da modalidade nos Jogos de Paris 2024.

0
Surfistas vão desafiar as bombas de Teahupoo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Principal responsável pela inclusão do surfe nos Jogos Olímpicos, a International Surfing Association (ISA) apoiou a decisão do comitê organizador de Paris 2024 em escolher Teahupoo, no Taiti, como sede da modalidade.

Em junho deste ano, o pico taitiano foi sugerido como alternativa para receber a modalidade e acabou vencendo a concorrência de locais consagrados como Hossegor, Biarritz e Lacanau.

“Nós estamos muito orgulhosos em ter trabalhado de perto com a organização de Paris 2024 no processo de seleção de teahupoo como sede do surfe nos Jogos Olímpicos”, afirma Fernando Aguerre, presidente da entidade.

“Nós parabenizamos as cinco candidaturas, todas excelentes e renomadas, mas o Tahiti será excepcionalmente melhor ao oferecer condições espetaculares aos atletas e fãs do esporte”, acrescenta Aguerre.

De acordo com o canal France 24, a decisão foi tomada por “motivos esportivos”. Em outras palavras, os organizadores sabiam que o evento seria muito mais emocionante sendo disputado em um Teahupoo perfeito do que em um beach break durante o verão na França.

“Para nós, o Taiti representa a autenticidade do nosso esporte e a missão da ISA em celebrar a cultura e o estilo de vida únicos do surfe, além de relembrar a longa história e herança do esporte desde suas origens polinésias. Aplaudimos nossos amigos da equipe de Paris 2024 pela coragem e originalidade ao tomar essa decisão histórica”, finaliza Aguerre.

Os Jogos Olímpicos de Paris estão marcados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, bem durante a temporada de ondas na Polinésia Francesa. Será a segunda vez que o surfe vai participar do principal evento esportivo do planeta.