Jogos Olímpicos

A caminho de Tóquio

Silvana Lima, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Italo Ferreira falam sobre a expectativa de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

0
Silvana Lima briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Japão.

A World Surf League (WSL) produziu algumas entrevistas com os atletas brasileiros que estão na disputa direta por vagas para a estreia do surfe nas Olimpíadas.

Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Silvana Lima falaram sobre a expectativa de poder representar o Brasil na busca por medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Nesta quarta-feira, 24 de julho, começa a contagem regressiva de um ano para o início das Olimpíadas do Japão e eles estão na batalha pelas vagas que estão em jogo no Championship Tour deste ano.

Serão dez classificados pelo ranking masculino e oito pelo ranking feminino, limitado a dois atletas de cada país. A reta final da temporada 2019 já começou com a realização da sexta das 11 etapas na África do Sul, encerrada com uma final verde-amarela entre Gabriel Medina e Italo Ferreira, vencida pelo atual campeão mundial.

Filipe Toledo e Italo Ferreira estariam garantidos em Tóquio se o Tour terminasse hoje.

Após o resultado do Open J-Bay, os dois brasileiros que estão se garantindo nas Olimpíadas de Tóquio no momento são o vice-líder do ranking Filipe Toledo e Italo Ferreira, quarto colocado. Com a vitória em Jeffreys Bay, Medina subiu para a sétima posição e a batalha pelas duas vagas do Brasil na World Surf League será intensa nas próximas etapas.

Também estão se classificando o novo líder Kolohe Andino e o bicampeão mundial John John Florence pelos Estados Unidos, Kanoa Igarashi pelo Japão, Jordy Smith pela África do Sul e Ryan Callinan e Julian Wilson pela Austrália, fechando os top-10 do Jeep Leaderboard.

Os dois que completariam a lista formariam o time da França, com o taitiano Michel Bourez em 11º no ranking e Jeremy Flores em 16º lugar, pois os que estão acima dele são da Austrália e dos Estados Unidos.

Na categoria feminina, a gaúcha Tatiana Weston-Webb em oitavo lugar no ranking, é a única brasileira que está se confirmando nas Olimpíadas entre as top-8 do ranking do World Surf League Championship Tour. No momento, a cearense Silvana Lima ocupa a 13ª posição e pode até ficar com uma vaga, pois não existem muitos países representados no CT feminino.

A disputa entre as meninas está bastante acirrada. A havaiana Carissa Moore em primeiro no ranking e a californiana Lakey Peterson em quarto, ocupam as duas vagas dos Estados Unidos após a etapa sul-africana em Jeffreys Bay. Pela Austrália, estão se garantindo a vice-líder Sally Fitzgibbons e a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, terceira colocada.

As outras surfistas que estão abaixo delas já são desses países, até a brasileira Tatiana Weston-Webb, que é seguida por Brisa Hennessy da Costa Rica e Johanne Defay da França. São sete no total, então resta uma surfista para completar a lista das oito, que pode ser Silvana Lima, pois mais duas australianas estão entre ela e a francesa que ocupa a décima posição no ranking.

A próxima batalha por pontos no ranking masculino do Championship Tour 2019 será no Tahiti Pro Teahupoo, que será disputado entre os dias 21 de agosto e 1.o de setembro nos tubos de Teahupoo, na Polinésia Francesa.

Já para as meninas, a sétima etapa será junto com a oitava dos homens na piscina de ondas da World Surf League, criada por Kelly Slater em Lemoore, no interior da Califórnia, de 19 a 21 de setembro nos Estados Unidos.