Comitê olímpico

Autoridade testa positivo

Vice-presidente do comitê olímpico no Japão, Kozo Tashima testa positivo para o novo coronavírus; Governo não pensa em adiamento dos Jogos.

0
Kozo Tashima também é presidente da Associação de Futebol do Japão (JFA).Reprodução / Brila
Kozo Tashima também é presidente da Associação de Futebol do Japão (JFA).

Vice-presidente do comitê olímpico dos Jogos no Japão, Kozo Tashima testou positivo para o novo coronavírus, segundo comunicado da agência de notícias Kyodo. Tashima tem 62 anos e também é o atual presidente da Associação de Futebol do Japão (JFA).

Apesar da pandemia do Covid-19 e do cronograma das competições preparatórias estar praticamente paralisado, a organização dos Jogos de Tóquio 2020 mantém a data da disputa, prevista para os dias 24 de julho a 9 de agosto.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reafirmou o objetivo de que o evento seja realizado nas datas determinadas.

O Japão sofre com 814 casos de contágio do coronavírus e 24 falecimentos registrados. Os habitantes de Tóquio, porém, começam a mostrar um certo receio com a iminente chegada de visitantes estrangeiros para os Jogos.

Em uma enquete publicada pela agência de notícia japonesa Kyodo, 69.9% das pessoas afirmaram não acreditar que Tóquio possa sediar os Jogos.

No surfe, que fará sua estreia nas Olimpíadas, o governo de El Salvador – sede da última prova qualificatória para os Jogos – decidiu impor um rígido controle para conter a propagação do novo coronavírus.

Programado para os dias 9 a 17 de maio, o ISA World Surfing Games permanece confirmado, mas terá sua situação reavaliada em 31 de março, de acordo com a International Surfing Association (ISA).

Fontes G1 e Exame