UR ISA World Games

Japão leva o ouro

Sally Fitzgibbons vence categoria feminina e Japão conquista inédita medalha de ouro por equipes no ISA World Surfing Games.

0
Sally Fitizgibbons repete o feito de 2008 e vence edição do ISA World Surfing Games.

Depois de uma semana de competição em Tahara, o Japão levou a inédita medalha de ouro por equipes no UR ISA World Surfing Games, encerrado no último sábado (22), com a vitória da australiana Sally Fitzgibbons na categoria feminina.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Liderada pelas performances individuais de Kanoa Igarashi e Shun Murakami, segundo e quarto colocado na categoria masculina, a equipe japonesa alcançou a vitória em casa e provou que o esporte está em ascensão no país, que será sede das Olimpíadas em 2020.

A medalha de prata ficou com a Austrália. Estados Unidos, com o bronze, e África do Sul, cobre, completaram o pódio.

Campeã do ISA World Surfing Games em 2008, Sally Fitzgibbons repetiu o feito neste sábado ao derrotar a neozelandesa Paige Hareb (2ª), a sul-africana Bianca Buitendag (3ª) e a norte-americana Summer Macedo (4ª) na decisão.

Equipe japonesa leva o inédito ouro por equipes.

“É incrível conquistar essa medalha de ouro”, diz Sally. “Significa tanto para mim surfar contra amigas que conheço há muito tempo na final. Trabalhamos pesado, então dividir uma bateria com elas foi incrível”, comenta a australiana, que dominou a decisão com duas notas acima de 9.00.

“O crowd japonês tem sido excelente, são grandes fãs do esporte. A categoria feminina contou com grandes atletas, por isso a vitória fica ainda mais especial. Tenho certeza que a Austrália fará bonito nas Olimpíadas de Tóquio em 2020”, finaliza a Top da elite mundial.

Com o quarto lugar em Tahara, Summer Macedo juntou-se ao argentino Santiago Muniz e garantiu vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru, em 2019. Os campeões pan-americanos garantirão uma vaga nos Jogos Olímpicos.

“Esta é uma ocasião realmente importante para a história do surfe. O Japão tem uma forte e rica cultura do surfe e não poderia ser melhor para eles ganhar o ouro com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 se aproximando rapidamente”, comenta Fernando Aguerre, presidente da ISA.

Sally é festejada pelo público japonês, que lotou as areias de Tahara durante o mundial.

“O ano de 2018 vai ficar em nossas memórias por muitas razões: as ondas épicas que a costa japonesa pode fornecer, a progressão do surfe feminino com a primeira edição para caracterizar a igualdade de gênero em competições e os novos talentos japoneses no ISA World Surfing Games”, completa o dirigente.

Ainda sem local definido, a edição de 2019 do evento classificará diretamente dois surfistas para os Jogos Olímpicos.

UR ISA World Surfing Games 2018

Resultados

Feminino

Ouro – Sally Fitzgibbons (AUS)
Prata – Paige Hareb (NZL)
Bronze – Bianca Buitendag (AFR)
Cobre – Summer Macedo (EUA)

Ranking por equipes

Ouro – Japão
Prata – Austrália
Bronze – EUA
Cobre – África do Sul