Red Bull Airborne

Italo, Filipe e Yago convidados

Trio brasileiro participa de competição especial de aéreos durante o CT na França.

0
Yago Dora é um dos 18 convidados do Red Bull Airborne.

Com patrocínio da Red Bull, foram divulgados nesta sexta-feira (31) os convidados da competição de aéreos que acontecerá durante o Quiksilver Pro France, nona etapa do Championship Tour.

Os brasileiros Yago Dora, Filipe Toledo e Italo Ferreira representam o país na disputa que ainda conta com outros 16 especialistas como Albee Layer, Chippa Wilson, Noa Deane, Matt Meola, dentre outros.

O Red Bull Airborne marca a primeira vez em que a WSL promove um evento especial de aéreos ao mesmo tempo de uma etapa do Championship Tour. A janela de espera do campeonato será entre os dias 5 e 10 de outubro.

“Quando era mais novo me interessava em todos os tipos de esportes de ação: motocross freestyle, snowboard e skate, porque eles carregavam atitude”, diz Josh Kerr, diretor de prova e um dos idealizadores da competição.

“Então comecei a ver os vídeos dos primeiros Airshows in America, com Christian Fletcher e Ratboy (Jason Collins), e eles eram apenas punk rock e atitude. Para mim, foi isso. Essa era a melhor forma de surfar e eu só queria poder fazer o mesmo”, acrescenta o australiano.

Serão 18 competidores e ainda faltam ser escolhidos dois wildcards. Eles serão determinados via online, no site WSL Airborne. Os concorrentes devem postar seus aéreos e os jurados serão o próprio Kerr, além de Taj Burrow, Tim Curran e Jason “Ratboy” Collins. Um dos dois surfistas precisa ser menor de 18 anos.

Já o campeonato na França deve durar no máximo quatro horas. A primeira fase terá seis baterias de 30 minutos, com seis surfistas em cada disputa.

Cada surfista participará de duas baterias e os seis melhores participam de uma final com 40 minutos de duração.

Red Bull Airborne

Lista de convidados

Albee Layer (HAV)
Chippa Wilson (AUS)
Mikey Wright (AUS)
Noa Deane (AUS)
Matt Meola (HAV)
Mason Ho (HAV)
Kolohe Andino (EUA)
Griffin Colapinto (EUA)
Yago Dora (BRA)
Italo Ferreira (BRA)
Filipe Toledo (BRA)
Jordy Smith (AFR)
Eric Geiselman (EUA)
Hector Santa Maria (PRI)
Kalani David (HAV)
Jack Freestone (AUS)
Wildcard A
Wildcard B

Confira abaixo algumas regras do Red Bull Airborne

– O campeonato terá quatro horas de duração

– A primeira fase terá seis baterias de 30 minutos, com seis surfistas em cada disputa. Cada surfista participará de duas baterias.

– Os aéreos serão as únicas manobras computadas e apenas as duas melhores manobras de cada surfista serão contadas no ranking geral.

– A soma das duas melhores notas de cada surfista vai definir os seis finalistas, independente da ordem de classificação nas baterias.

– O melhor aéreo terá pontuação dobrada e suas melhores notas não precisam necessariamente vir da mesma bateria.

– No final das eliminatórias, depois de um intervalo de 20 minutos, os seis melhores surfistas no ranking geral participam da final com 40 minutos de duração.

– Do sétimo lugar para baixo, os surfistas receberão a mesma premiação em dinheiro.