UR ISA World Games

Cerimônia celebra nações

Abertura do ISA World Surfing Games reúne 197 surfistas de 42 nações em Tahara, Japão. Confira a transmissão ao vivo, a partir das 19 horas (Brasília).

0

Milhares de pessoas lotaram as ruas de Tahara, no Japão, para assistirem à tradicional cerimônia de abertura do UR ISA World Surfing Games, que reuniu 197 surfistas de 42 nações neste sábado.

A competição dá a largada neste sábado às 19 horas (de Brasília), com os melhores atletas de suas seleções em busca da medalha de ouro, com transmissão ao vivo aqui no Waves.

“Em um mundo de conflitos e dificuldades é ótimo ver tantas nações e surfistas unidos, para celebrar pacificamente o poder que o surfe tem de criar um mundo melhor. Este evento é particularmente especial porque estamos em um ciclo Olímpico. Por mais de 20 anos remamos para pegar essa onda indescritível e finalmente conseguimos”, disse Fernando Aguerre, presidente da ISA.

Os Tops da elite mundial Ian Gouveia, Kanoa Igarashi, Sally Fitzgibbons e Paige Hareb estão confirmados na prova, porém a tão esperada seleção brasileira não irá competir, já que houve desistência da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) de levar a equipe ao evento, alegando dificuldade em atender à prestação de contas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A competição acontece entre os dias 15 e 22 de setembro e marcará a estreia de Kanoa na equipe japonesa nos eventos da International Surfing Association. No ano passado, o time do Japão fez uma boa campanha em Biarritz, França, terminando em quinto lugar.

Atual oitava colocada no ranking mundial feminino, Sally Fitzgibbons voltará a representar a Austrália depois de conquistar a medalha de ouro em 2008, em Portugal.