ISA x ICF

SUP nas mãos da Corte Arbitral

Disputa pelo comando do SUP vai à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

0
Disputa pelo comando do SUP vai à Corte Arbitral do Esporte (CAS).ISA / Reed
Disputa pelo comando do SUP vai à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

A International Surfing Association (ISA) submeteu a atual disputa com a Federação Internacional de Canoagem (ICF) pelo comando do Stand Up Paddle (SUP) à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

De acordo com a ISA, a entidade e suas federações nacionais investiram tempo e dinheiro consideráveis ​​no esporte desde 2008, organizando o ISA Stand Paddle Championships anualmente, aumentando a disciplina em novos mercados e trabalhando para a inclusão do SUP em uma série de eventos multi-esportivos.

A administração da ISA tem sido contestada pela ICF desde o fim de 2016. Como nenhuma solução foi encontrada depois de discussões diretas com a ICF e com a mediação da CAS, e alinhado aos desejos do movimento olímpico de encontrar uma solução rápida para o assunto, a ISA formalmente abriu um processo na CAS.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, pediu uma decisão completa e definitiva da disputa com a ICF por meio do processo na CAS.

“A ISA sempre esteve comprometida em trabalhar pelo melhor interesse dos atletas, do movimento olímpico e do esporte Stand Up Paddle, e como tal, queremos resolver esta questão em andamento para que o importante trabalho de aumentar o SUP em todo o mundo possa continuar sem ser perturbado, como foi desde o primeiro dia de 2008”, diz Aguerre.

“Como não tivemos sucesso nos nossos esforços para encontrar uma solução através da mediação da CAS, a ISA submeteu os documentos necessários para a CAS para iniciar o procedimento de arbitragem. Por fim, os atletas são o aspecto mais importante de qualquer esporte, e continuaremos a fazer tudo o o que for possível para servir os seus melhores interesses. Acreditamos que acabar com a disputa atual através da CAS é uma maneira sensata de avançar e esperamos avançar rapidamente para uma solução, para o bem da comunidade do Stand Up Paddle”, continua o dirigente.

“A ISA, como o órgão de governo de longa data do Stand Up Paddle, tem orgulho de apoiar o crescimento do esporte na última década. O processo da CAS agora pode fornecer clareza sobre a melhor forma de continuar o crescimento”, finaliza o presidente da ISA.

No ano passado, a International Surfing Association ganhou um importante aliado na disputa pelo poder com a ICF. Uma parceria oficial foi lançada com a Association Paddlesurf Professionals (APP) World Tour.

Com este acordo histórico, a APP World Tour (anteriormente conhecida como Stand Up World Tour & Series) passou a apoiar exclusivamente a ISA como o único órgão mundial de surf e SUP, dando forças para a entidade na disputa com a Federação Internacional de Canoagem pelo direito de representar os interesses do Stand Up Paddle em uma eventual inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos.