ISA World Adaptive

Mundial confirmado em 2018

Quarta edição do Mundial de Surfe Adaptado acontece no mês de dezembro em La Jolla, Califórnia (EUA).

0
Equipe brasileira é bicampeã por equipes do ISA World Adaptive.ISA / Sean Evans
Equipe brasileira é bicampeã por equipes do ISA World Adaptive.

A ISA (International Surfing Association) confirmou a realização da quarta edição do ISA World Adaptive Surfing Championship, o Mundial de Surfe Adaptado, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de dezembro em La Jolla, Califórnia (EUA).

São esperados atletas de mais de 25 países em busca da medalha de ouro por equipes e nas categorias individuais. A edição de 2018 também marca o quarto ano consecutivo em que a Stance é a patrocinadora da competição.

Na última edição, realizada em 2017 também em La Jolla, o Mundial recebeu 109 atletas de 26 países e foi homologado pelo Comitê Paralímpico Internacional, em um importante passo para colocar o esporte nos Jogos Paralímpicos nos próximos anos.

Liderado pelo medalhista de ouro Alcino “Pirata” Neto, o Brasil foi coroado pela segunda vez consecutiva o campeão por equipes. O ano de 2017 também marcou a estreia de cinco categorias exclusivas para as mulheres.

A ISA criou o World Adaptive Surfing Championship em 2015, com o objetivo de promover uma oportunidade para surfistas com limitações físicas demonstrarem seu talento em competições. Desde então, a participação no evento cresceu consideravelmente, com um aumento de quase 60% no número de atletas e 40% de países.

“A ISA está orgulhosa em promover o Mundial pelo quarto ano consecutivo e continuar trabalhando para tornar o surfe um esporte mais acessível em todo o mundo”, diz Fernando Aguerre, presidente da entidade.

“Nosso compromisso com o surfe adaptado representa nossa natureza inclusiva como federação. O surfe tem um poder terapêutico para curar que, acreditamos, pode ser usado para mudar a vida dos outros”, completa Aguerre.