ISA World Junior

Huntington sedia mundial

Praia de Huntington Beach, na Califórnia (EUA), recebe o Mundial Sub-18 da ISA entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro.

0
Visual do tradicional Píer de Huntington Beach, na Califórnia.

Entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro, a praia de Huntington Beach, na Califórnia (EUA), recebe o Mundial Sub-18 promovido pela International Surfing Association (ISA). O evento terá o patrocínio da Vissla.

Com as categorias Sub-16 e Sub-18, o Vissla World Junior Surfing Championship 2018 é válido pelo Mundial Júnior Amador e será um laboratório para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Na última edição, realizada em Hyuga, no Japão, o evento recebeu o número recorde de 306 surfistas vindos de 41 países. As edições anteriores aconteceram em Açores, Portugal (2016), Oceanside, Califórnia (2015), e Salinas, Equador (2014).

A competição em 2018 terá uma novidade promovida pela ISA. Pela primeira vez, o número de competidores será igual entre homens e mulheres. Cada país levará no máximo três surfistas por categoria de cada gênero e a melhor equipe leva a medalha de ouro.

O Mundial Júnior Amador da ISA já consagrou grandes nomes como Tom Curren, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Julian Wilson, Stephanie Gilmore, Sofia Mulanovich, Andy e Bruce Irons, Taj Burrow, dentre outros.

“Estamos muito felizes em voltar para a surf city norte-americana e aproveitar o grande legado de eventos históricos que já foram realizados nesta cidade”, comenta o argentino Fernando Aguerre, presidente da ISA.

“Os jovens que irão competir em Huntington são aspirantes a atletas olímpicos e durante a semana de competição neste icônico pico certamente veremos os melhores surfistas surgindo e se afirmando como competidores para tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”, acrescenta Aguerre.

A ISA também anunciou que a Vissla será a patrocinadora principal do Mundial Júnior até 2020.