Disputas começam em Grumari

Primeiras fases do Masculino e abertura do Feminino rolam em ondas de até 1 metro no Rio Surf Pro em Grumari (RJ).

0

Depois de ser adiado por causa dos fortes ventos que sopraram na última quinta-feira, as disputas profissionais do Rio Surf Pro Brasil 2018 tiveram início ontem (14/09) no Grumari, Rio de Janeiro (RJ).

Depois de quatro baterias da primeira fase, já entraram na água os principais pré-classificados. Foram dezesseis baterias e logo na primeira uma surpresa, a desclassificação do líder do ranking estadual, Leandro Bastos, que agora faz contas, pois seu principal adversário, o jovem João Chianca, não só passou para as oitavas de final, como também fez a maior média do evento, alcançando mais de 9 pontos.

Já no Feminino, a desclassificação de Karol Ribeiro foi a principal baixa. Karol vem de contusão e passou oitio dias internada por causa de uma bactéria no joelho. Outras favoritas seguiram na competição, com destaque para Anne dos Santos e Taís de Almeida, ambas de olho no título estadual da temporada.

O sábado está reservado para os amadores, na segunda etapa de 1 mil pontos do Circuito Estadual de Surf Amador do Rio de Janeiro (antigo Circuito Nova Geração). Esta será uma etapa decisiva para a definição dos campeões estaduais e da equipe que irá representar o Rio no Brasileiro Amador de 2019, não podendo ser descartada.

No domingo acontecem as fases decisivas do Profissional e as finais das categorias amadoras.

Ações sociais Durante o evento será realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos. Esses serão direcionados para uma ação que a Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari estará realizando em outubro, no Dia das Crianças, com os moradores da comunidade.

Os participantes dessa ação concorrerão ao sorteio de uma prancha Wetworks, que será realizado durante a cerimônia de premiação.

Também serão oferecidas 12 inscrições gratuitas para surfistas carentes da cidade do Rio de Janeiro. A triagem será feita pela Feserj, levando em consideração a capacidade técnica do atleta e sua condição social.

Ações ambientais Como não poderia ser diferente, o evento terá um foco especial na questão ambiental. Pela Praia de Grumari ser um Parque Municipal e pelo esforço da entidade local em preservar a área, a organização do Rio Surf Pro estará dando destaque à ação.

Dia 15 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza e mais de 150 países estarão reunidos em prol desse problema global. Essa será a maior ação cívica do mundo e no Brasil terá vários focos de ativação. Entre eles a praia de Grumari, tendo como base a estrutura do Rio Surf Pro Brasil.