Tahiti Pro

Urso dá o bote

Peterson Crisanto descola tubo salvador para vencer bateria da repescagem do Tahiti Pro; Caio Ibelli e Jessé Mendes também avançam ao terceiro round em Teahupoo.

0
Peterson Crisanto demonstra frieza e categoria de backside em Teahupoo.

O paranaense Peterson Crisanto descolou um tubo salvador para pular do último ao primeiro lugar na sua bateria da repescagem do Tahiti Pro neste domingo (25) em Teahupoo.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Em boas ondas de 1 metro, Peterson recuperou-se da derrota na primeira fase e garantiu vaga no terceiro round. Além dele, Caio Ibelli e Jessé Mendes também avançaram. A baixa ficou por conta do cearense Michael Rodrigues, eliminado do evento.

Na bateria contra o local Michel Bourez e o português Frederico Morais, Peterson estava em último até os instantes finais, mas teve paciência para escolher a onda certa, completando um belo tubo com muito controle no drop e técnica de backside.

Com a nota 8.17, “Urso” saltou para o primeiro lugar e avançou ao lado de Bourez, eliminando o wildcard Frederico Morais da competição. Seu adversário na terceira fase será o havaiano Seth Moniz.

Caio Ibelli carimba passaporte ao terceiro round.

“Estou muito feliz por ter conseguido surfar um bom tubo na bateria, porque é muito difícil enfrentar um herói local como o Michel e eu precisava de um high-score para me classificar”, diz Crisanto.

“A bateria foi meio devagar de ondas e eu estava muito nervoso, porque ontem eu já não tinha conseguido surfar nada e ficava pensando se isso iria acontecer de novo. Mas, felizmente veio aquele tubo e eu consegui fazer ele, então estou feliz pela vitória. Eu nunca tinha competido aqui e sei que vem umas bombas por aí, então é me preparar e tentar ficar mais tranquilo na próxima bateria”, completa o Top brasileiro.

O vento terral deu as caras neste domingo e as ondas melhoraram em Teahupoo. Na bateria que classificou o paulista Jessé Mendes em segundo e eliminou Michael Rodrigues, o californiano Conner Coffin mostrou entrosamento com os tubos e foi o autor da maior nota (8.33) e do maior somatório (15.00) do evento até agora.

Caio Ibelli também não deu mole e segue vivo na briga pelo título da etapa taitiana. Ele foi o primeiro brasileiro a cair na água neste domingo e ficou em segundo na bateria dominada pelo aussie Ryan Callinan.

Lineup volta a ficar clássico em Teahupoo.

Com o término da repescagem, foram definidos os 16 confrontos da terceira fase. Na nona bateria, o líder do ranking Kolohe Andino terá uma parada dura contra o campeão da triagem Kauli Vaast. Já o brasileiro Filipe Toledo, vice-líder do Championship Tour, faz um duelo caseiro contra Jessé Mendes.

Atual campeão do evento e defensor do título em Teahupoo, Gabriel Medina será o adversário do havaiano Ezekiel Lau. Já Italo Ferreira e Adriano de Souza fazem outro duelo brasileiro em Teahupoo.

A previsão indica boas condições para esta segunda-feira (26), mas um excelente swell de sudoeste é esperado a partir de terça, quando as ondas podem ultrapassar os 3 metros e o vento será terral. Diretor de prova, o australiano Kieren Perrow já adiantou que a etapa será encerrada na terça ou na quarta-feira em Teahupoo.

Uma nova chamada acontece nesta segunda-feira, às 14 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.

Tahiti Pro 2019

Terceira fase

1 Kanoa Igarashi (JAP) x Jadson André (BRA)
2 Adrian Buchan (AUS) x Deivid Silva (BRA)
3 Owen Wright (AUS) x Soli Bailey (AUS)
4 Michel Bourez (FRA) x Sebastian Zietz (HAV)
5 Italo Ferreira (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
6 Joan Duru (FRA) x Willian Cardoso (BRA)
7 Jordy Smith (AFR) x Ricardo Christie (NZL)
8 Julian Wilson (AUS) x Yago Dora (BRA)
9 Kolohe Andino (EUA) x Kauli Vaast (FRA)
10 Wade Carmichael (AUS) x Jeremy Flores (FRA)
11 Ryan Callinan (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)
12 Gabriel Medina (BRA) x Ezekiel Lau (HAV)
13 Filipe Toledo (BRA) x Jessé Mendes (BRA)
14 Seth Moniz (HAV) x Peterson Crisanto (BRA)
15 Conner Coffin (EUA) x Caio Ibelli (BRA)
16 Kelly Slater (EUA) x Jack Freestone (AUS)

Repescagem

1 Sebastian Zietz (HAV) 14.40, Jordy Smith (AFR) 11.87, Matahi Drollet (PLF) 9.57
2 Ryan Callinan (AUS) 12.50, Caio Ibelli (BRA) 8.74, Tyler Newton (HAV) 6.57
3 Peterson Crisanto (BRA) 11.50, Michel Bourez (FRA) 11.33, Frederico Morais (POR) 10.17
4 Conner Coffin (EUA) 15.43, Jessé Mendes (BRA) 9.93 Michael Rodrigues (BRA) 6.66