Tahiti Pro Triagens

Lucas para nas quartas

Brasileiro Lucas Chianca faz boas apresentações nas triagens do Tahiti Pro, vence duas baterias, mas cai nas quartas.

0
Lucas Chianca surfou altas ondas durante os últimos dias (foto).

Lucas Chianca fez bonito nas triagens do Tahiti Pro 2019, a sétima etapa do circuito da elite do surfe mundial, porém foi eliminado nas quartas de finais, mesmo tendo feito a maior nota do duelo.

O brasileiro venceu as duas fases iniciais, mas nas quartas, o primeiro round de disputas homem a homem, encarou um surfista acostumado às competições, atual número 51 no ranking do QS, Mihimana Braye.

O taitiano ficou perto do brasileiro e remou lado a lado durante a maior parte da disputa, mesmo quando não tinha a prioridade. Num desses momentos de pressão, Lucas remou numa onda, não foi e perdeu a prioridade. A esquerda seguinte da série foi surfada por Mihimana que fez 8.03 e complicou o caminho do brasileiro, que mesmo tendo a maior nota da bateria, 8,33, passou a precisar de 6.33 pontos. O saquaremense chegou a fazer mais um tubo, mas conseguiu apenas 5.60. Depois o mar ficou calmo, as séries sumiram e Lucas se despediu do evento.

Fases iniciais – Apesar de não ter conseguido a vaga na etapa da elite, que começa na próxima quarta-feira (21), Lucas deixou uma excelente impressão. No sábado histórico em Teahupoo, quando as ondas ficaram complicadas para o surfe na remada, o saquaremense pegou ondas impressionantes e foi um dos destaques da sessão sinistra.

Neste domingo Lucas estrou muito bem na triagem, que começou em ondas de 6 a 8 pés de altura e incrível perfeição. O brasileiro abriu a bateria logo após o soar da buzina com a maior nota de todo o confronto, 7.83, conquistada com um tubo profundo numa esquerda de bom tamanho. Naquele momento o mar não estava bombando e o brasileiro se manteve ativo, procurando as ondas, porém errou nas três seguintes, mas na quarta voltou a passar por dentro e a sair ileso pra colocar mais 6.83 no somatório. Em segundo lugar passou o havaiano Tyler Newton. Os taitianos Erwan Figuri (3º) e Enrique Aritu (4º) foram eliminados.

A bateria da segunda fase foi contra o havaiano Koa Rothman e os taitianos Tereva David e Jocelyn Poulou. O brasileiro começou melhor, mas sem se distanciar de seus adversários, que pouco a pouco também foram formando seus somatórios. De líder, Lucas chegou a cair para terceiro, mas depois de algumas tentativas fez mais um tubo e pulou pra liderança pra não sair mais. A segunda vaga ficou com Jocelyn, que fez a maior nota do confronto, 7.17, mas que teve dificuldade em conseguir seu segundo score. Porém com um tubo curto e duas manobras ele conquistou a vaga, eliminando Tereva (3º) e Koa (4º).

Confira a transmissão ao vivo das disputas.