World Surf League

Entidade iguala premiação

WSL iguala a premiação entre homens e mulheres em todos os eventos organizados pela entidade a partir de 2019.

0
Tops comemoram a decisão da WSL no Surf Ranch, palco da oitava etapa do Tour.

Depois de divulgar o calendário da temporada de 2019, a WSL anunciou nesta quarta-feira (5) que a partir do ano que vem a premiação para homens e mulheres será exatamente a mesma em todos os eventos organizados pela entidade, incluindo as etapas do Championship Tour.

“Este é um enorme passo à frente e há muito tempo planejado na nossa estratégia para elevar o surfe feminino. Estamos entusiasmados em assumir esse compromisso ao revelar nosso novo cronograma para 2019”, afirma a CEO da entidade, Sophie Goldschmidt.

“É a mais recente de uma série de ações que a WSL se comprometeu para mostrar as nossas atletas do sexo feminino, desde competir nas mesmas ondas de qualidade que os homens, até as melhores locações e mais investimento e apoio”, completa Sophie.

Em coletiva de imprensa no Surf Ranch, onde acontece a oitava etapa do Championship Tour, a World Surf League também revelou três iniciativas para fomentar o surfe feminino a partir de 2019.

– Uma campanha global de marketing para promover o Tour Feminino, aumentar a visibilidade, audiência e interação dos fãs.

– Um programa de envolvimento com comunidades locais para meninas em todo o mundo, com aulas de surfe com atletas da WSL em cada etapa feminina do Championship Tour, inspirando a próxima geração a abraçar o esporte.

– Uma série de mensal nos canais da WSL sobre as pioneiras do surfe, começando na próxima semana com a sete vezes campeã mundial Layne Beachley.

“Isso é incrível, estou muito feliz. O prêmio em dinheiro é fantástico, mas a mensagem significa ainda mais. A partir do momento em que esta atual direção assumiu o comando da WSL, a situação das mulheres surfistas foi transformada para melhor em todos os sentidos”, comenta a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore.

“Espero que isso sirva de modelo para outros esportes, organizações globais e para a sociedade como um todo. Minhas companheiras e eu estamos honradas com esta confiança e inspiradas para recompensar essa decisão elevando sempre os níveis do esporte”, completa Steph.

Além do Championship Tour e de parte dos eventos do Qualifying Series (em algumas etapas da divisão de acesso a WSL não controla a premiação em dinheiro), a decisão também abrange eventos dos mundiais Pro Junior, Longboard e do Big Wave Tour.

Em contato com a WSL, o Waves apurou que a premiação das mulheres vai subir em 2019 e dos homens não sofrerá alterações.