Red Bull Airborne

Yago leva a melhor

Yago Dora vence competição especial de aéreos na França.

0
Yago Dora vence evento especial de aéreos na França.

O brasileiro Yago Dora ficou com o título do Red Bull Airborne, evento especial de aéreos promovido pela WSL durante o Quiksilver Pro France.

Clique aqui para ver as fotos

Na decisão, o paranaense criado em Florianópolis somou notas 6.67 e 4.93. Nesse evento, o melhor aéreo de cada atleta teve a pontuação dobrada, fazendo Yago atingir 18.27 pontos na final contra Jack Freestone (2o), Kalani David (3o), Matt Meola (4o), Griffin Colapinto (5o) e Eithan Osborne.

“Fazer parte deste grupo de surfistas foi uma honra para mim e sair com uma vitória foi ótimo”, disse Dora. “É muito legal vencer o primeiro Airborne. Os aéreos são o futuro do esporte, então estou muito feliz e empolgado por vencer. Os juízes estão apenas procurando por aqueles aéreos progressivos e inovadores, e você só tem que ir em frente”, diz o campeão.

“Eu não posso acreditar”, continuou Dora. “Estou exausto, uma hora é muito longa para uma bateria! Tive a sorte de começar sozinho no inside e consegui aquelas duas boas ondas quando todos ainda estavam lá fora. Griffin (Colapinto) precisava apenas de uma nota baixa e não há prioridade, então não havia nada que eu pudesse fazer. Eu apenas tentei pegar outra, mas não consegui”, finaliza o brasileiro.

Italo Ferreira perde na fase classificatória e fica em 15º lugar.

Na fase classificatória, o havaiano Kalani David foi o melhor com notas 5.17 e 5.83, enquanto Yago avançou em terceiro com 4.23 e 4.80, atrás ainda do californiano Griffin Colapinto.

Quem também representou o Brasil foi Italo Ferreira, 15º colocado com apenas 2.23 e 0.50.

Ao todo, 18 atletas disputaram a prova. A primeira fase teve seis baterias de 30 minutos, com seis surfistas em cada disputa.

Cada surfista participou de duas baterias e os seis melhores participaram de uma final com 40 minutos de duração.

Os aéreos foram as únicas manobras computadas e apenas as duas melhores manobras de cada surfista foram contabilizadas no ranking geral.

A soma das duas melhores notas de cada surfista definiu os seis finalistas. O melhor aéreo teve pontuação dobrada.

Finalistas fazem a festa no pódio.

Resultado do Red Bull Airbone 2018

1 Yago Dora (BRA)
2 Jack Freestone (AUS)
3 Kalani David (HAV)
4 Matt Meola (HAV)
5 Griffin Colapinto (EUA)
6 Eithan Osborne (EUA)