Rip Curl Pro Portugal

Medina avança e Filipe cai

Gabriel Medina passa pela terceira fase e Filipe Toledo é eliminado em bateria dramática no MEO Rip Curl Pro Portugal.

0
Gabriel Medina avança à quarta fase da etapa em Peniche.

O líder Gabriel Medina passou pela terceira fase do MEO Rip Curl Pro Portugal e o vice-líder Filipe Toledo foi eliminado na penúltima etapa do Championship Tour, que acontece em Peniche.

Um swell de oeste / noroeste ganhou força nesta quinta-feira e proporciona boas condições na praia de Supertubos, com séries de até 1,5 metro e alguns tubos bombando no pico.

Medina foi o primeiro a entrar em ação e levou a melhor diante do australiano Ryan Callinan em uma dura batalha que terminou com o placar de 13.60 a 7.33 pontos, já que Callinan foi punido com interferência nos minutos finais.

Medina saiu na frente com 5.67 numa direita, mas viu o adversário reagir com 7.33 também de backside.

No decorrer do duelo, o brasileiro arrepiou uma direita mais longa e recebeu 7.93 dos juízes.

O tempo foi passando e os atletas tiveram dificuldade para ampliar suas pontuações. Nos minutos finais, Medina passou a marcar Callinan de perto e o australiano acabou prejudicando o líder do ranking ao remar numa direita quando o brasileiro tinha a prioridade. A punição foi anunciada apenas depois da bateria.

Logo depois, Filipe Toledo enfrentou o francês Joan Duru e chegou a liderar o placar até o último minuto, quando seu adversário conseguiu a virada com uma direita e venceu o brasileiro por apenas 4 décimos de diferença.

Duru começou melhor, com 6.50 num bonito tubo, e Filipinho demorou a se encontrar no outside. Faltando pouco mais de 10 minutos, o vice-líder do ranking reagiu bem, pegando duas direitas consecutivas.

Na primeira delas, Filipe passou por dentro do cilindro emendou com um cutback e arriscou um aéreo, mas acabou caindo e recebeu 5.43. Em seguida, Filipe pegou um tubo mais curto e detonou a onda até o inside, obtendo 6.67.

O troco do francês veio na última onda, quando Joan Duru pegou um tubo rápido de backside e mandou duas batidas. Depois de muito suspense, o locutor anunciou a nota 6.00 para o atleta, que acabou eliminando um dos candidatos ao título mundial.

Com a queda de Filipe, Medina ganha força para garantir a taça de campeão ainda em Peniche. Para tanto, o brasileiro precisa vencer a etapa e torcer para que o australiano Julian Wilson não chegue às semifinais.