Rip Curl Pro Portugal

Maratona em Peniche

Candidatos ao título mundial avançam no MEO Rip Curl Pro Portugal; Willian Cardoso registra o maior somatório do dia entre os brasileiros.

0
Gabriel Medina estreia com vitória em Peniche.

A abertura do MEO Rip Curl Pro Portugal foi marcada por uma verdadeira maratona de baterias na praia de Supertubos, em Peniche. Nesta terça, a World Surf League aproveitou o swell para acelerar o cronograma da prova e colocou na água a primeira fase e metade da repescagem.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos

O dia começou com tempo nublado e ondas de 1,5 metro e formação irregular. O vento terral passou a soprar no decorrer do dia, o sol deu as caras e as condições melhoraram, mas ainda com muitas fechadeiras quebrando na bancada.

Os três candidatos ao título mundial seguem na briga pela vitória na etapa portuguesa. Gabriel Medina e Julian Wilson estrearam com vitória, enquanto Filipe Toledo caiu para a repescagem, mas reagiu bem e garantiu vaga na terceira fase depois de bater o wildcard brasileiro Samuel Pupo.

Embalado pela vitória na França, Julian registrou um dos maiores somatórios do dia, arrancando notas 7.50 e 7.00 na vitória contra o compatriota Connor O’Leary e o convidado português Vasco Ribeiro.

Tomas Hermes e Filipe Toledo depois da primeira fase em Peniche.

Volta por cima

Para seguir firme na batalha em Portugal, Filipe Toledo precisou entrar duas vezes em ação nesta terça-feira. Na primeira delas, o vice-líder do ranking foi superado pelo compatriota Tomas Hermes.

Filipe estreou apostando nas ondas mais à direita do palanque, mas mudou sua tática no decorrer do confronto. O brasileiro esboçou reação nos minutos finais, quando obteve 5.33, passando a buscar 5.18. Marcado de perto por Tomas, que não hesitou em usar por duas vezes a prioridade para bloquear as ações do adversário, Filipe até teve uma última chance, mas conseguiu apenas 4.23.

Na repescagem, Filipe Toledo abriu grande vantagem logo no início da bateria, dificultando as ações do compatriota Samuel Pupo, um dos wildcards da etapa.

Com um belo tubo para a direita e uma boa batida na junção, Filipinho recebeu 8.17 e deixou Samuel sob pressão. A partir daí, os atletas lutaram muito contra as fechadeiras e as séries demoradas de Supertubos.

Surfando mais afastado do adversário, Samuel não se encontrou no outside e conseguiu apenas 3.83 e 1.20 nas duas melhores notas.

Filipe só conseguiu melhorar sua pontuação nos minutos finais, quando obteve 4.50 numa direita intermediária conectada até o inside.

Filipe Toledo dá a volta por cima na repescagem.

Medina x Callinan

Dos três postulantes ao título, apenas Gabriel Medina já conhece seu adversário na terceira fase. O atual líder do ranking, que fez uma apresentação convincente na estreia, vencendo seus adversários com tranquilidade, vai reencontrar o australiano Ryan Callinan.

Os dois atletas se enfrentaram em três baterias recentemente. No QS 10.000 em Ericeira, Portugal, Medina foi eliminado por Callinan na semifinal, com resultado apertado. Na França, o brasileiro levou a melhor na primeira fase, em duelo com três atletas, e passou atrás do australiano no round 4, também em confronto com três atletas.

Convidado para participar da etapa, Ryan Callinan chega embalado por duas finais consecutivas na Europa. Ele foi o campeão do QS em Ericeira e ficou com o vice-campeonato na etapa do CT em Hossegor, derrubando em seu caminho o então líder Filipe Toledo.

Ryan Callinan é o próximo adversário de Medina.

Panda inspirado

Além de Filipe e Medina, mais seis brasileiros estão garantidos na terceira fase do MEO Rip Curl Pro Portugal. Italo Ferreira, Tomas Hermes, Ian Gouveia e Jessé Mendes venceram seus adversários na estreia, enquantlo Willian Cardoso e Michael Rodrigues começaram com derrota, mas fizeram bonito na repescagem.

Willian descolou notas 6.67 e 7.83 para superar o havaiano Keanu Asing. Em seguida, Michael levou a melhor diante do compatriota Miguel Pupo ao obter 6.17 e 6.83 nas duas melhores ondas, contra 5.83 e 4.27 de Pupo.

Faltam seis baterias para o término da repescagem. Na primeira delas, Adriano de Souza – campeão da etapa em 2011 -, encara o francês Joan Duru. Finalizando a rodada, Yago Dora desafia o português Frederico Morais.

Chamada e previsão das ondas

A próxima chamada acontece às 3:45h (horário de Brasília) desta quarta-feira e a tendência é de que o swell perca um pouco de força, mas uma nova ondulação de oeste / noroeste é esperada durante a tarde, devendo começar a diminuir na tarde de quinta. Outro swell um pouco menor está previsto para o sábado.

A expectativa é de ventos favoráveis nesta quarta, até o início da tarde, quando começa a virar para maral. Um forte vento lateral / terral é esperado na quinta. Ainda de acordo com a previsão, os ventos devem ficar mais suaves no fim de semana, com o terral variando de fraco a moderado.

Willian Cardoso registra o maior somatório entre os brasileiros.

Primeira fase

1 Ryan Callinan (AUS) 9.53, Ezekiel Lau (HAV) 9.00, Owen Wright (AUS) 6.50
2 Jordy Smith (AFR) 9.73, Yago Dora (BRA) 5.57, Keanu Asing (HAV) 4.54
3 Italo Ferreira (BRA) 10.94, Frederico Morais (POR) 6.20, Wiggolly Dantas (BRA) 4.43
4 Julian Wilson (AUS) 14.50, Connor O’Leary (AUS) 12.00, Vasco Ribeiro (POR) 9.47
5 Tomas Hermes (BRA) 10.50, Filipe Toledo (BRA) 9.56, Miguel Blanco (POR) 4.17
6 Gabriel Medina (BRA) 13.17, Samuel Pupo (BRA) 6.03, Patrick Gudauskas (EUA) 4.77
7 Adrian Buchan (AUS), 9.10, Miguel Pupo (BRA) 8.30, Wade Carmichael (AUS) 5.80
8 Conner Coffin (EUA) 12.16, Griffin Colapinto (EUA) 10.17, Joan Duru (FRA) 3.17
9 Ian Gouveia (BRA) 11.50, Kolohe Andino (EUA) 5.76, Jeremy Flores (FRA) 1.80
10 Jessé Mendes (BRA) 8.83, Willian Cardoso (BRA) 7.03, Sebastian Zietz (HAV) 2.54
11 Kanoa Igarashi (JAP) 14.77, Matt Wilkinson (AUS) 6.77, Adriano de Souza (BRA) 6.17
12 Michel Bourez (PLF) 10.47, Michael February (AFR) 6.73, Michael Rodrigues (BRA) 1.67

Repescagem

1 Filipe Toledo (BRA) 12.67 x 5.03 Samuel Pupo (BRA)
2 Owen Wright (AUS) 9.33 x 7.73 Miguel Blanco (POR)
3 Wade Carmichael (AUS) 8.03 x 7.90 Vasco Ribeiro (POR)
4 Kolohe Andino (EUA) 12.33 x 9.73 Wiggolly Dantas (BRA)
5 Willian Cardoso (BRA) 14.50 x 9.67 Keanu Asing (HAV)
6 Michael Rodrigues (BRA) 13.00 x 10.10 Miguel Pupo (BRA)
7 Adriano de Souza (BRA) x Joan Duru (FRA)
8 Sebastian Zietz (HAV) x Matt Wilkinson (AUS)
9 Jeremy Flores (FRA) x Michael February (AFR)
10 Griffin Colapinto (EUA) x Patrick Gudauskas (EUA)
11 Ezekiel Lau (HAV) x Connor O’Leary (AUS)
12 Yago Dora (BRA) x Frederico Morais (POR)