Rip Curl Pro Portugal

Julian segue vivo

Julian Wilson garante vaga nas quartas do MEO Rip Curl Pro Portugal e segue na briga pelo título do Tour.

0
Julian Wilson garante vaga nas quartas do MEO Rip Curl Pro Portugal e segue na briga pelo título do Tour.

Na manhã desta sexta-feira, a World Surf League finalizou a quarta fase do MEO Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do Championship Tour 2018.

Em ondas de 1 metro e formação regular, com séries demoradas, o australiano Julian Wilson se deu bem e segue firme na briga pelo título mundial.

O confronto teve poucas ondas expressivas e Julian somou 6.63 e 5.47 para ficar com a segunda vaga, atrás de Owen Wright e à frente do também compatriota Adrian Buchan.

Terceiro colocado no ranking e precisando chegar às semifinais para adiar a briga pelo título para o Havaí, Julian teve dificuldade para arriscar nas manobras e procurou fazer um surf mais burocrático para garantir as pontuações.

O australiano chegou a liderar o placar com 5.43 e 6.63, mas Owen, que até então tinha 4.67 e 6.33, recuperou a liderança com 5.83. Na última onda da bateria, Julian até trocou sua segunda melhor nota por 5.47, mas permaneceu em segundo e ainda foi ameaçado por Adrian Buchan, que encontrou uma boa direita e obteve 6.30.

“Talvez eu sinta um pouco de pressão, mas acho que não tenho tanto a perder. O mais importante é que consegui avançar uma bateria e é nisso que eu tenho que pensar agora”, falou Julian. “Obviamente eu penso no título mundial e isso não saiu da minha cabeça o ano inteiro, desde que venci a primeira etapa do ano, em Snapper. Porém, hoje ainda não é o dia final do evento e ainda tem muita coisa pra rolar. Vamos ver o que acontece”, concluiu o australiano.

Owen Wright também segue adiante em Peniche.

Vencedor da bateria, Owen comentou a vitória. “É uma mudança drástica dos tubos de ontem para essas diretas minúsculas correndo”, falou Owen. “Foi um pouco devagar, mas foi uma bateria divertida com três australianos e todos obtivemos pontuações bastante próximas. As quartas-de-final serão divertidas, eu tive algumas baterias com Kanoa (Igarashi) no passado, e espero que a gente possar pegar tubos e mandar algumas manobras. Estou ansioso para isso!”

Como as condições não melhoraram no decorrer do confronto e a previsão para o fim de semana é de boas ondas, a WSL optou por paralisar a competição e promover uma nova chamada apenas neste sábado, quando a etapa deve ser finalizada. A chamada será às 4h (horário de Brasília), para possível início às 4:20h.

“Essa maré está enchendo muito rápido e tivemos a opção de continuar hoje com a maré cheia e o swell perdendo força ou esperar por amanhã de manhã com a maré cheia e o swell subindo”, disse Travis Logie, vice-comissário da WSL. “Estamos muito animados por fazer uma bateria em ondas divertidas com muitas oportunidades, mas amanhã também parece bom para finalizar, por isso vamos voltar de manhã e dar uma olhada“, finalizou Travis.

Quartas de final

1 Italo Ferreira (BRA) x Michel Bourez (PLF)
2 Matt Wilkinson (AUS) x Gabriel Medina (BRA)
3 Joan Duru (FRA) x Julian Wilson (AUS)
4 Kanoa Igarashi (JAP) x Owen Wright (AUS)